Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA

Para reconhecer estatisticamente a desigual circulação de impressos não basta, assim como também não é suficiente descrever os temas que faziam parte dessa leitura supostamente“popular”, pois é preciso tentar captar, sempre que possível, de que modo os leitores, neste caso antigos, encontravam e manejavam o escrito. É necessário, segundo ele, identificar as modalidades originais daspráticas de ler. Pensando desta forma, não podemos isolar textos e tirar conclusões sobre o que pensam e como agem os leitores somente a partir da análise do que lêem.


Chartier (1999) afirma que aleitura “é sempre apropriação, invenção e produção de significados” (p. 77) e toda a história da leitura deve supor, desde o princípio, que o leitor tem a liberdade de deslocar e subverter o que o livro– ou o Texto, de forma geral – pretende lhe impor


Como bem resume Manguel (1997), o ato de ler é de uma complexidade impressionante, uma vez que apreender letras está relacionado não somente coma visão e a percepção do sujeito, mas também com inferência, julgamento,
memória, reconhecimento, conhecimento, experiência e prática. Junte-se a isso, o momento, o lugar e o suporte, pois elestambém afetam a leitura, e teremos, então, a dimensão de tal complexidade.


O LEITOR

“(Ler) não é encontrar o sentido desejado pelo autor, o que implicaria que o prazer do texto se originasse nacoincidência entre o sentido desejado e o sentido percebido, em um tipo de acordo cultural, em uma ótica na qual o positivismo e o elitismo não escaparão a ninguém.” (Goulemot, 2001, p. 108)

“Este (oleitor) não toma nem o lugar do autor nem um lugar de autor. Inventa
nos textos a ‘intenção’ deles. Combina os seus fragmentos e cria algo não-sabido no espaço organizado por sua capacidade depermitir uma pluralidade indefinida de significações.” (Certeau, 1994, p. 262)

DIFERENTES PRÁTICAS DA LEITURA

LEITURA SILENCIOSA X COMPARTILHADA (HISTÓRIAS CONTADAS) CORTES EUROPEIAS

Olhos...
tracking img