Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste momento de acirrada competição, muitas empresas atravessam processos de fusão, privatização e terceirização, além da drástica redução de seu quadro de pessoal. Diante desse cenário, o que se pode esperar do estado de ânimo das pessoas que trabalham nessas organizações? Insegurança, desconfiança, perda de lealdade, apreensão e insatisfação, são as respostas mais prováveis.

No livro Gestãodo Clima Organizacional, Ricardo Luz aborda o tema de forma prática e aponta os passos que as empresas devem seguir para identificar os problemas que afetam as relações de trabalho e prejudicam a produtividade e motivação dos funcionários. Fruto da rica experiência do autor como executivo em grandes corporações, a obra fornece informações relevantes sobre o clima organizacional. Desde comoidentificá-lo à concepção, aplicação e compilação de dados para diversos tipos de pesquisa, ele realça a importância dessa ferramenta gerencial poderosa, capaz de mensurar os impactos da cultura e das políticas de RH dentro da corporação.

Desse modo, Gestão do Clima Organizacional é um livro que ajudará profissionais do meio empresarial e acadêmico, que visam aperfeiçoar as relações de trabalho, aentender e controlar os variados estímulos aos quais estão submetidos os membros de uma organização, seja ela de médio, grande ou pequeno porte.

Onze etapas para a montagem e aplicação de uma pesquisa de clima organizacional
29/1/2009

No livro “Gestão do Clima Organizacional”, o autor Ricardo Luz afirma que de todas as estratégias para avaliação do clima, a mais completa é a pesquisa de climaorganizacional. Conhecida como Pesquisa do Clima Humano ou Pesquisa de Atitudes: é um trabalho cuidadoso que busca corrigir as imperfeições na relação empresa X empregado.
Você, gestor de RH, conheça passo a passo o que o autor sugere para montar e aplicar uma pesquisa de clima organizacional:
1. Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção: no momento de realizar uma pesquisa, caso não forcomprometido pelo o RH, cabe a direção da sua empresa em determinadas mudanças, aprovar o projeto.

2. Planejamento da Pesquisa: para facilitar o desenvolvimento, é preciso que sua empresa planeje o projeto de pesquisa.

3. Definição das Variáveis (assuntos): opte em julgar a mais importante variável para determinada pesquisa. É a partir dela que causará ou não satisfação à realidade.

4.Montagem e Validação dos Cadernos de Pesquisa: a sua empresa sozinha ou com a ajuda de uma consultoria constrói o instrumento de pesquisa. Assim, as questões elaboradas com suas respectivas opções de resposta terá cada variável organizacional pesquisada.

5. Parametrização para Tabulação das Opções de Resposta: a parametrização exige um trabalho detalhado de planejamento. Nela são definidos osparâmetros para facilitar a tabulação (cálculos) das diferentes opções de respostas e incluídos a opção de resposta para ser interpretada com satisfação ou insatisfação.

6. Divulgação da Pesquisa: antes de aplicá-la é necessário divulgá-la. Para isso, a participação (comunicação interna) é fundamental, pois é responsável pelo índice de adesão ou respostas de um clima organizacional. O sucesso destaetapa depende da alta administração da sua empresa.

7. Aplicação e Coleta da Pesquisa: aplicada pela equipe da sua empresa. Porém com sua exceção (gestor) e dos chefes, pois vocês podem intimidar os respondentes.

8. Tabulação da Pesquisa: esta etapa consiste em calcular o percentual dos funcionários satisfeitos e insatisfeitos em diferentes assuntos.

9. Emissão de Relatórios:apresente na pesquisa todas as informações como gráficos, comentários, etc. Assim prioriza as providências a serem tomadas.

10. Divulgação dos Resultados da Pesquisa: quem participa de uma pesquisa espera conhecer seus resultados. Portanto é fundamental que a sua empresa os divulgue.

11. Definição de Planos de Ação: é a etapa mais importante. A pesquisa não é um fim, mas o meio que a sua empresa...
tracking img