Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar um mecanismo que absorva o impacto no lançamento de um ovo cru em queda livre, de um ponto inicial com 5 metros de altura.
Os estudos nos mostram que paraefetividade desse experimento, deve-se considerar conceitos físicos que englobam a queda livre de corpos. Mais adiante, conceituaremos esse tipo de fenômeno.
Citaremos toda a estrutura do projeto,assim como, as importâncias de cada mecanismo utilizado.
Exemplificaremos o resultado final do projeto, através de um esboço do “veículo” de condução do ovo.

Iniciaremos nossa abordagem com base nasprimeiras discussões sobre queda livre. No século IV a.C, Aristóteles defendia a idéia de que os corpos mais pesados caíam mais rapidamente em relação aos com peso inferior, ou seja, a velocidadealcançada seria proporcional ao peso do corpo. Mais tarde Galileu afirmou que um corpo deveria cair com velocidade constante, independente de seu peso. Essa aceleração constante de um corpo em queda livreé chamada de aceleração da gravidade, com módulo em g e seu valor aproximado é 9,8 m/s².
Outra informação importante a ser considerada é que se pressionarmos os ovo nas suas extremidades ele não serompe. Esse fenômeno acontece devido ao seu formato peculiar a força aplicada se distribui igualmente por toda a casca, porque o ovo nessa posição tem um ângulo fechado de curvatura, fazendo com quea resistência da casca anule a força aplicada sobre ele ao ponto de quebrá-lo. “As moléculas, são praticamente apertadas umas contra as outras, o que dificulta o rompimento” diz o físico CláudioFurunkawa, da Universidade de São Paulo (USP).  O contrário acontece quando o ovo é apertado nas laterais: o desvio de força é mínimo e ela acaba se concentrando nesses pontos, provocando a flexão e, emconseqüência, a ruptura da casca, ou seja, neste caso a compressão é perpendicular à casca, e por causa disso a parte pressionada pode ceder para dentro sem comprimir o restante da casca (Revista...
tracking img