Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Geral
Sociologia é uma ciência que lida com as sociedades humanas e os relacionamentos entre os indivíduos em sociedades na suas associações, grupos e instituições. A Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.
Na Idade Antiga, a Família tinha certas características, tais comoa patriarcal extensa, que era um grupo que produzia para si, em busca de sua própria sobrevivência. A Idade Média é marcada pela divisão do poder entre o clero e a nobreza. As regras de convívio social eram estabelecidas em nome de Deus. Na Idade Moderna, o indivíduo sai da família para produzir nas fábricas. A partir do século XVII, com o surgimento dos racionalistas, começa a valorização do usoda razão, passando pelo século XVIII, com o Iluminismo, que culminou na Revolução Francesa na França e na Revolução Industrial na Inglaterra. Com a repentina mudança da forma de produção, passando do campo para a fábrica, passando da produção de subsistência para a produção em larga escala, a Revolução Industrial promoveu profundas modificações e inovações nas relações e nas condições deexistência humana. Todas essas situações radicalmente novas, advindas do modelo capitalista de produção, trouxeram consigo uma série de problemas nas sociedades. A partir dos acontecimentos provocados por essas revoluções, surge a Sociologia, ciência que estuda as mudanças no comportamento do Homem na sociedade. O estudo científico dos fatos humanos começou a se formar em meados do século XIX, quando seiniciou o vitorioso método das ciências naturais. Enquanto que o conhecimento dos fenômenos naturais é um conhecimento de algo externo ao próprio homem, as ciências sociais procuram conhecer a própria experiência humana.
Em uma escola, em um partido político ou em um movimento de greve, por exemplo, podemos observar, comum a todos eles, a interação entre indivíduos. Os indivíduos interagem entre sidevido à necessidade básica reunir elementos que garantam sua sobrevivência. A relação social conduz a processos sociais, nos quais temos grupos que produzem forças unificadoras e grupos que produzem forças divisoras, que com isso equilibram as forças existentes nas relações sociais.
Um processo social básico é o de cooperação, onde temos indivíduos com funções idênticas. Nesse tipo de processosocial temos também o trabalho associado e o labor suplementar. A competição é uma forma fundamental de luta social. Temos a competição pura e simples e a competição personalizada. Nesta última, cria-se uma rivalidade que poderá chegar ao grau de hostilidade. Nossa sociedade moderna é caracterizada pela competitividade, em que os indivíduos, para obterem o sucesso, procuram chegar ao posto maiselevado possível do seu ramo profissional, que lhe garantirá recursos financeiros necessários para a obtenção de status social, tudo dentro do modelo capitalista do sucesso, implantado por meio da globalização e do neoliberalismo.
No modelo atual da nossa sociedade, os indivíduos estão em constante competição. Essa situação geral tensão entre os indivíduos e conseqüentemente conflito. Esses sãofatores que acentuam a formação de classes abertas, a busca pelo status e sua manutenção, além da necessidade da busca pela democracia. O conflito tem a característica de se ajustar, dando-lhe caráter de ser intermitente, o que quer dizer que ele se inicia e certamente terá um final. O que faz com que um conflito termine são:
* A variação do nível de força dos conflitantes;
* O peso daconsciência dos conflitantes; e
* A necessidade e a busca pela paz.
Outra característica do conflito é a acomodação, porém com a possibilidade de vir à tona novamente. Isso reflete o caráter dinâmico da interação social. As formas de acomodação do conflito são várias. Um conflito pode terminar, ser tido como acabado, quando um dos antagonistas vence o outro de forma definitivamente, sob duas...
tracking img