Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenças de Software

Licença 1:
Open Source/Freeware - Mozilla Firefox
Referência: http://www.mozilla.org/MPL/2.0/

De acordo com o site da fundação Mozilla, a Mozilla Public Licence (MPL) é uma simplificação da licença copyleft.
A MPL preenche um espaço entre as licenças de software livre e de código aberto, compreendido entre a licença Apache, que não requermodificações para ser compartilhada, e a família GNU de licenças, que requer modificações para ser compartilhado com um conjunto muito mais amplo de circunstâncias do que a MPL.

Algumas das missões da ONG Fundação Mozilla são promover a abertura e oportunidade na internet e manter o poder da web nas mãos das pessoas. Dentro dessa politica o firefox foi desenvolvido para que os usuários possampersonaliza-lo, redistríbui-lo e utilizar parte do software como eles quiserem,podendo inclusive usar parte do código dentro de um software proprietário,algo que a GPL não permite, por isso existe a combinação de licenças no firefox.

Licença 2:
GPL/Open Source - Sistema Operacional Linux - Distribuição Ubuntu
Referências:
- http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/our-philosophy
-http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/licensing

- Essa distribuição Linux é formada por uma coleção de milhares de programas de computador e documentos criados por uma série de indivíduos, equipes e empresas.
- Os milhares de pacotes de software disponíveis para o Ubuntu estão organizados em quatro grupos principais: principal, universo, restrita e multiverse. Software é publicado em um dessescomponentes a fim de se verificar o cumprimento ou não da filosofia de software livre e o nível de suporte em que se pode oferecer a ele. Filosofia essa que está ligada a base desta distribuição, o Linux e pela filosofia da própria distribuição: “Nosso trabalho é motivado pela crença de que o software deve ser livre e acessível a todos.” Assim no primeiro caso, temos a GNU General Public License(GPL),ou simplesmente GPL, licença de maior popularidade para software livre utilizada em projetos abertos. Essa licença se distingue das outras por obrigar que trabalhos derivados de algum código GPL. Finalmente, no ultimo caso, os princícios que determinam o software de ser livre e aberto.

Licença 3:
Trial - WinRar
Referência: http://www.win-rar.com/winrarlicense.html

O autor etitular dos direitos autorais de RAR e WinRAR e portador de seus direitos de utilização concede e permite a reprodução e distribuição para todo mundo do WinRAR(win.rar). Assim sendo, qualquer pessoa pode usar este software durante um período de teste de 40 dias. Após este período de teste de 40 dias ou menos, se quiser continuar a usar WinRAR, você deve adquirir uma licença.

A versão deteste sem licença pode ser distribuída gratuitamente, com exceções notáveis ​​abaixo, desde que o pacote de distribuição não seja modificado de alguma forma.
a) Nenhuma pessoa ou empresa pode distribuir partes separadas do pacote com a exceção dos componentes unRAR(desinstalador), sem autorização escrita do proprietário dos direitos autorais.
b) A versão de teste sem licença não pode ser distribuídadentro de qualquer outro pacote de software sem permissão por escrito do proprietário dos direitos autorais.
c) Hacks / cracks, chaves ou geradores de chave não podem ser incluídos na mesma distribuição.

Discussão:
Na versão trial, o autor permite que o usário teste e experimente o programa por um período de tempo.Assim, o usuário pode saber se o programa atende as suas necessidades.Porém, algumas restrições são impostas, mesmo pra um software trial ,que são essenciais para manter e assegurar os direitos autorais do proprietário.
Podemos ver que o autor não permite distribuições de partes do programa com exceção do desinstalador. Além disso, como medida de segurança e controle, o autor só permite distribuições de seu programa em outros pacotes de software mediante o seu...
tracking img