Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Disciplina: Pressupostos teóricos do ensino médio.
Profª: Roberta Negrão de Araujo.
Curso: Pedagogia Série: 4° Turma: A Data: 27/04/2012
Alnª: Lucimar Francisca Barbosa.



Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado, publicado em são Paulo pela editora Cortez no ano de 2005 contendo vinte e duas páginas incluindo referências.

RAMOS, Marise.Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. P. 106-127.

Introdução.
O texto é formado por introdução, três itens, um subtópico e considerações finais.
A introdução da obra em questão, organizada por Marise Ramos, Possibilidades edesafios na organização do currículo integrado, tem como objetivo falar da importância em superar o histórico conflito existente ao longo da historia envolvendo o papel da escola em formar para a cidadania, trazendo o trabalho como produtivo, cria um currículo voltado para as humanidades, ciência e tecnologia. Diante disso Marise discute a possibilidade de elaborar uma proposta curricular naperspectiva de formação integrada.
Marise fala da possibilidade de superação das pedagogias de conteúdos e da pedagogia de competências no sentido de readequar a relação entre conteúdo e currículo.
A existência do homem é caracterizada por mediação, ou seja, no qual suas ações são transformar o real através do trabalho, já em segunda ordem está o trabalho assalariado, aquele cujointuito é de vender sua força de trabalho a outras pessoas e assim receber um salário em troca. Por isso se faz necessário ao homem a apropriação de novos conhecimentos específicos para realização das atividades em seu trabalho, ou seja, por tudo isto ele precisará passar por uma educação profissional na qual ele terá um conhecimento especifico sobre o que será realizado no seu dia a dia ou no seulocal de trabalho. Sendo assim o direito á educação se torna umas das condições fundamentais para o homem satisfazer suas necessidades.
A autora defende um currículo que idealize o sujeito como ser histórico-social, capaz de alterar a realidade na qual ele vive, no sentido de sair daquele lugar onde se encontra para buscar novos conhecimentos, e se comprometer com algo não ficando paradoaceitando tudo o que lhe é imposto, que vise o desenvolvimento humano como formação fundamental para o trabalho, formando-o para que consiga um trabalho digno capaz de propor a ele o direito de viver em sociedade, que tenha o trabalho como princípio educacional aceitando a concepção do econômico, social, histórico, político e cultural das ciências e dos métodos, que seja fundamentado numa epistemologiaque alcance a unidade de informações gerais e específicos admitindo a assimilação das especificidades quanto a sua historicidade, alvo e potencialidades, que seja aprimorado numa pedagogia que vise a constituição conjunta de conhecimentos gerais e específicos no sentido de que os primeiros se baseiam nos segundos e esses confirmam o caráter dos primeiros e que seja centralizado nos alicerces dasdistintas metodologias do processo de afazeres contemporâneo, tendo como linhas o trabalho, a ciência e a cultura.
O primeiro ítem vem tratar do papel da escola e da formação profissional sob a cultura industrializada, dizendo que a pedagogia aproxima de um governo liberal por isso ela não é neoliberal.
No primeiro tópico Raymond Willians fala da existência de três grupos oseducadores públicos, os humanistas e os industrialistas, sendo que cada um defendia sua visão de ensino. A partir dessas discussões eram definidos critérios para seleção de saberes escolar. Com o avanço das relações capitalistas de produção a escola é obrigada a aderir a uma formação que atendesse à cultura industrialista no intuito de formar pessoas capacitadas para o exercício do trabalho gerando...
tracking img