Resumo

O Filme “Wall Street: O dinheiro nunca dorme”, é muito Interessante. Relata os bastidores do mercado de capitais, dá uma idéia sobre o funcionamento da bolsa de valores e um pouco de ficção. O filmeé baseado na premissa, que podemos constatar logo na cena inicial, onde Gordon Gekko ganha a liberdade depois de cumprir oito anos de prisão por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Gekko recebealguns de seus pertences, entre eles um celular antigo que mais parece um tijolo. Isso mostra claramente que o mundo mudou enquanto ele estava na cadeia. Veio a globalização, mas tudo continua girandoem torno do dinheiro.
Gekko encontra o mundo a beira da grande crise econômica que ocorreu em 2008, a “crise dos subprimes”, que obrigou o governo dos Estados Unidos a injetar centenas de bilhões dedólares nos bancos para evitar uma crise igual como foi a grande crise de 1929. Antes, ele ganha vida dando palestras em universidades e em uma destas palestras Gekko ele alerta para o grande Tsunamifinanceiro que está por vir, mas poucos dão atenção a ele. Ele cita a ganância como principal fator que estava fazendo o mercado de títulos hipotecários de imóveis dispararem e as consequências queisso traria para os EUA.
Avançando no tempo, mais precisamente em 2008, somos apresentados a Jake Moore (Shia Labeouf), jovem estereótipo de Wall Street que, apesar de sua vontade de fazer fortuna, éum idealista dos investimentos em energia limpa e sustentável, atitude que talvez seja o único motivo plausível do envolvimento com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko, que despreza o pai e tudoque o rodeia. Ela, também uma idealista, trabalha fortemente com seu site ativista, divulgando verdades inconvenientes mundo afora.
Jake trabalha apostando em mercados financeiros na renomada KellerZabel, que aparentemente passa por uma crise. Como o mercado não aposta em investimentos ”aparentemente” confiáveis, o preço das ações da empresa despenca e Lois Zabel (Frank Langella), que comanda...