resumo

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
Conteúdo
Título: 03.ATIVIDADE – UNI I (Prazo: 08/09)
ATIVIDADE – UNI I (Prazo: 08/09)
Caro aluno, leia atentamente o texto abaixo, reflita e resolva a questão proposta.
Em maio, a produçãoindustrial caiu 2% em relação a abril, o dobro do 1% que os agentes econômicos esperavam. E o recuo foi generalizado, afetando 20 dos 27 setores industriais analisados na Pesquisa Industrial Mensal (PIM)do IBGE. Está sendo preciso procurar com lupa os aspectos positivos do atual andamento da produção da indústria.
Em 2013, o comportamento da produção manufatureira vem mostrando altos e baixosacentuados - crescimento em janeiro, março e abril e recuo em fevereiro e maio. O que se havia ganhado em abril foi perdido em maio, para a maior parte dos setores. Essa variação dificulta as decisões deinvestimento, as contratações de pessoal e outras previsões. O resultado é que volta a haver acumulação de estoques, o que torna mais difícil uma recuperação sustentada nesse setor.
Entre as categoriasde uso, a queda da PIM foi liderada pelo segmento de bens de capital (-3,5%), em que se depositavam as maiores esperanças de crescimento e de retomada dos investimentos. Entre as atividades, a quedafoi puxada pela produção de alimentos (-4,4%), que um gerente do IBGE, André Macedo, atribui ao impacto da inflação no orçamento doméstico.
Comparativamente a 2012, quando o PIB industrial caiu 2,6%,ainda se pode prever melhoria nos números de 2013, mas os indicadores positivos são cadentes. Entre os meses de maio de 2012 e 2013, por exemplo, houve alta no ritmo da produção industrial de 1,4%. Ea produção acumulada dos primeiros cinco meses deste ano superou em 1,7% a do ano passado. Mas, na comparação entre os últimos 12 meses, até maio, com os 12 meses precedentes, registrou-se uma quedade 0,5%.
Entre as avaliações mais otimistas está a de um crescimento da produção de 2,5%, neste ano, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Outros especialistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!