Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O resumo combina a capacidade de síntese e a objetividade, apresentando as ideias ou fatos essenciais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação. Resumir é exibir umraciocínio objetivamente, escolhendo o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário.
O resumo é uma técnica que encara otexto como um todo, é um conjunto de ideias ordenadas, numa totalidade, formal e significativa.
De acordo com a NBR 6028:2003, podemos ter os seguintes tipos de resumo:
* resumo crítico: Resumoredigido por especialistas com análise crítica de um documento. Este pode também ser chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
*resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
* resumo informativo:Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

2.1 – LENDAS DA VIA LÁCTEA

A ViaLáctea era imaginada como o caminho para casa de Zeus/Júpiter. Era também considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo Céu, enquanto conduzia o carro do Sol. Os povos nórdicosacreditavam que a Via láctea era o caminho seguido pelas almas para o céu.
Na Escócia antiga era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo. Os índios primitivos acreditavam que a ViaLáctea era o caminho que os espíritos percorriam até às suas aldeias, no Sol. O seu caminho é marcado pelas estrelas, que são fogueiras que os guiam ao longo do caminho.

Resumo: Existem váriaslendas acerca da Via Láctea. São vários os povos, desde os Gregos, os Nórdicos e os Índios primitivos, que interpretam a Via Láctea como um caminho, um rio celestial ou como guia das almas até ao...
tracking img