Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Encerramento da etapa colonial

Conforme Furtado (2007) o desenvolvimento do Brasil colônia, a partir da segunda metade do século XVII, foi marcado pelos novos rumos tomados por Portugal enquanto metrópole. No período em que Portugal estava ligado á Espanha ele perdeu o melhor de seus entrepostos orientais além de desorganizar o mercado de açúcar.
Com sua independência, Portugal passou a sepreocupar com o território metropolitano já que a Espanha não reconheceu essa independência por mais de 25 anos, porém não tendo como se defender, alienou parte da sua soberania fazendo uma aliança com a Inglaterra. Em troca de proteção, os ingleses receberam privilégios econômicos como: extensa limitação extraterritorial, liberdade de comércio com as colônias, controle tarifário sobre mercadoriasimportadas da Inglaterra, manter comerciantes residentes nas colônias portuguesas. O acordo de 1661 firmou em cláusula secreta a defesa por parte da Inglaterra das colônias portuguesas. Com a promessa inglesa de utilizar sua esquadra para proteger as possessões lusitanas, os portugueses cederam definitivamente Bombaim, localizada nas Índias Orientais.
As dificuldades econômicas estavam cada vezpiores, pois a economia açucareira estava em crise e a colônia convivia com sucessivas desvalorizações monetárias. Uma solução pensada foi a redução das importações, mas essa política não chegou a amadurecer por causa do desenvolvimento da produção de ouro no Brasil. Em 1703 foi assinando um acordo comercial com a Inglaterra em que os portugueses renunciaram aos seus direitos sob a extraçãomineral e sob as manufaturas em troca da estabilidade territorial, de uma sólida posição política e da concretização definitiva do território de sua colônia americana. Com esse acordo Portugal pôde participar da Conferência de Utrecht na qual conseguiu que a França perdesse o direito de navegar na Foz do Amazonas e a Espanha perdesse o direito sobre a colônia de sacramento.
Entretanto, Portugal pagouum preço muito alto, no ciclo do ouro lhe restou o papel de ser apenas um entreposto, visto que o centro dinâmico criado pela economia aurífera foi transferido para a Inglaterra. Já ao Brasil o ouro proporcionou uma modificação demográfica em que antes a maioria era formada por escravos e passou a ter maioria européia. A Inglaterra por sua vez com o ciclo do ouro estimulou o desenvolvimentomanufatureiro, aumentou a capacidade para importar e permitiu um acúmulo de reservas, fazendo do sistema bancário inglês o principal centro financeiro europeu.
No final do século XVIII, a decadência do ouro no Brasil não afetou significativamente a Inglaterra visto que esta estava em plena Revolução Industrial e necessitava, portanto, eliminar a política protecionista e adotar os princípios liberais,pois só assim seriam criados mercados para a absorção da produção industrial. Visando isto, a Inglaterra assinou com a França um tratado em 1786, o que acabou com os privilégios aduaneiros que os vinhos portugueses tinham em seu mercado desde o Tratado de Methuen.
Com a transferência do governo português para o Brasil, realizada sob a proteção inglesa os privilégios econômicos gozados pelaInglaterra em Portugal foram transferidos para o Brasil. Tendo em vista continuar a ter privilégios no Brasil, a Inglaterra negociou o reconhecimento da independência da então América portuguesa, e foi “recompensada” pela assinatura do tratado de 1827 no qual o governo brasileiro privilegiava a Inglaterra no campo econômico.
No início do século XIX o Brasil consolidou a integridade territorial e aindependência política, porém os privilégios cedidos à Inglaterra dificultaram a independência econômica do país. Apenas na metade do século quando o café aumentou a sua importância na economia brasileira e foram ampliadas as relações econômicas com os EUA é que o país se consolidou. Sendo assim, o tratado firmado em 1827 com a Inglaterra foi desfeito em 1942, expirado o contrato, o país pôde...
tracking img