Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PROCESSOS GERENCIAIS - módulo i











O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO CONCEITO
DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
( RESUMO )




















VIÇOSA-MG
2012O Planejamento Estratégico dentro do Conceito
de Administração Estratégica


Introdução

Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se podeencontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração.
O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações.contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

O Que é Planejamento Estratégico?

Com a mudança constante dos cenárioseconômicos no mundo, inclusive no Brasil, fatores negativos se concentra na atenção dos administradores escassez de alguns recursos, e alto custo do petróleo.
No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, a maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo agrande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na
década de 50,e na opinião de Marvin BOWER (1966), os planos a longo prazo tornaram-se
projeções de lucro (para dez anos ou mais na metade dos anos 60 foiintroduzida a metodologia do Planejamento Estratégico pelo prof. Igor Ansoff, dos
pesquisadores do Stanford Research Institute e dos consultores da McKinsey Consulting CoPhilip KOTLER (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito:
O Planejamento Estratégico é uma metodologiagerencial que permite estabelecer a direção ser seguida pela Organização, visando maior grau deinteração com o ambiente” o grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico.
Existem dúvidas, também, sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais.
Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estãorelacionados com as diversas áreas da organização.

Mitos e Concepções Errôneas sobre Planejamento Estratégico

No mundo dos negócios, a maior parte do pensamento convencional sobre planejamento estratégico, ou seja, o estabelecimento de metas e a formulação de planos para atingi-las,Criam planos estratégicos grandiosos, apoiados em orçamentos detalhados mas desses esforços tem pouca ligação com osucesso dos negócios.
Muitos líderes organizacionais tendem a confundir orçamento com planejamento.Todos eles compõem seus orçamentos corretamente, com mínimas mudanças, e o processo passa de um ano para outro.esse tipo de orçamento,ilude as pessoas pensar que estão planejando mas freqüentemente há muito pouco ou nenhum planejamento (ALBRECHT, 1994)

Do Planejamento à Projeção Futura

Háuma forma melhor de se pensar no futuro.É preciso mudar o vocabulário Planejar é a palavra apropriada para se projetar um conjunto de ações para atingir um resultado claramente definido,É necessário um plano para se construir uma ponte, pilotar um avião, transplantar um rim, abrir um novo escritório numa outra cidade ou lançar um novo produto.é preciso algo mais que planejamento. É necessário umprocesso de raciocínio Em alguns casos, a ilusão de exatidão que eles criam pode levar a um desvio da concentração nos meios para se alcançar o sucesso.
Em uma abordagem de projeção do futuro, são necessárias medidas de resultado, ou indicadores críticos, que ajudam nas estratégias de ação para explorar o que está acontecendo no ambiente e usando os indicadores críticos para, então, decidir o...
tracking img