Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTIDADE
● Uma ‘coisa’ que pode ser distintamente identificada”
● Um conceito
● Um objetivo
Núcleo dos FRBR
● Para Le Boeuf (2003, p. 74) “o verdadeironúcleo dos FRBR consiste em um grupo de quatro entidades que pertencem aos próprios documentos (as coisas que se catalogam), desde o suporte até o conteúdo”. Ou seja, a novidade dos FRBR está na identificação de quatro entidades em um únicodocumento (obra, expressão, manifestação e item, entidades do Grupo 1 dos FRBR).

Modelos de entidades para representação
descritiva (e temática também)

Modelo de uma entidade:
● os catálogos eram listas simples, contendo as cópias ou os itens existentes em uma biblioteca. Não se sabe se as listas eram apenas para inventariar o acervo ou se serviam como catálogo.
● O fato é que a descriçãoera baseada em uma única entidade, o documento físico, que corresponde ao item nos FRBR (Carlyle, 2006).

Modelo de duas entidades:
● as bibliotecas cresceram e passaram a adquirir diversas edições de um mesmo livro, com isso, as edições passaram a ser especificadas nos catálogos.
● Duas entidades eram descritas nos catálogos, a cópia e a edição, sendo a última equivalente à manifestação nosFRBR (Carlyle, 2006).

Modelo de três entidades:
● em 1936, Julia Petteeiv propôs que no catálogo fosse identificada uma entidade que ela chamou de “unidade literária” (literary unit), mais ou menos equivalente à “obra” nos FRBR.
● Com isso, muitos catálogos passaram a utilizar títulos uniformes para reunir documentos portadores do mesmo conteúdo, porém, publicados com títulos diferentes.Modelo de três entidades:
● Com isso os catálogos forneceram três entidades:
● a cópia, a edição e a “unidade literária”, correspondendo nos FRBR ao item, à manifestação e à obra (Carlyle, 2006).
● Para Pettee (1985, p.75, tradução nossa) “o livro em mãos é considerado não como um item simples, mas como uma representatividade de uma unidade literária.”.
● O discernimento entre o item e a unidadeliterária leva à distinção entre o conteúdo e o suporte. A unidade literária representa o conteúdo intelectual registrado no suporte.


Modelo de quatro entidades:
● Eva Verona (1985), ao comparar diversos códigos de catalogação, percebeu que no catálogo deveria constar algo além da unidade literária para que o usuário encontre um livro em particular.
● Este livro em particular foi denominadopor “unidade bibliográfica” (bibliographical unit), e quando especificada torna mais conveniente ao usuário encontrar uma unidade literária e um livro em particular, escrito ou traduzido para uma língua específica.

A unidade bibliográfica é similar ao conceito de expressão nos FRBR. Assim, um modelo com quatro entidades, obra, expressão, manifestação e item, é adotado para a catalogação dedocumentos.
● A novidade e a diferença dos FRBR, em relação aos outros modelos, estão na identificação e definição de quatro entidades simultâneas. A novidade também está presente na adoção do modelo entidade-relacionamento para a catalogação (Carlyle, 2006).

UNIDADE
DOCUMENTÁRIA

Conceitos iniciais:
● O registro é a unidade principal de trabalho de uma base de dados, o que significa que eleé a unidade de interpretação do sistema.
● Unidade documentária é, então, a unidade informacional mínima considerada de interesse de um grupo de usuários e passível de representação para a produção de registros de bases de dados.

Noção de obra:
● O Catálogo deve ser visto como um todo.
● O livro procurado por uma pessoa não é realmente, na maioria das vezes, o objeto de seu interesse, mas aobra nele contida; esta obra pode ser encontrada em outras edições, traduções e versões, publicada sob diferentes nomes do autor e diferentes títulos e, consequentemente, para servir bem ao usuário, o Catálogo deve ser planejado para revelar todas as edições, versões, etc. das obras, bem como outras obras geneticamente relacionadas que existem na biblioteca (griffo da autora) (FIUZA, 1987, p....