Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O TEXTO DE LYA LUFT, PUBLICADO NA INTEGRA NA REVISTA VEJA 14 DE ABRIL DE 2010.
Resumo da Obra

Fala sobre a miséria no país, dando ênfase as pessoas que catam lixo, que échamado na linguagem popular como carapirá, para se alimentarem, ou seja, para sua própria subsistência. Tendo em vista mostrar para sociedade o que os olhos tentem não ver.
É umarealidade dura e cruel que muitos brasileiros vivem, mas se formos pensar de quem é a culpa? Primeiramente do poder público, que sempre batemos na mesma tecla, investir em políticaspúblicas é cumprir com o dever perante a sociedade, sendo que esta bem explicita na nossa constituição da republica federal do Brasil, tendo como um dos fundamentos que constituem osobjetivos da república a erradicação da pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, mas isso não é cumprido.
O problema social ocorre o que eu digo aosmeus colegas do sistema que explora, precisamos acordar para esses. Problemas enfrentados pela nossa sociedade e nos conscientizarmos de que essas pessoas não são seres irracionais,e sim seres humanos que pensam, agem e sentem como qualquer outro individuo. Como o texto diz numa frase como resposta da catadora de lixo “A GENTE TEM DE SOBREVIVER, NÉ” É triste,mas o que ela falou é a pura verdade, se eles não cataram lixo do que vão sobreviver, já que o poder público não investe em políticas públicas.
Nós como futuros assistentes sociaiscabe-nos analisar a racionalidade do que deve nortear a identificação da pobreza como uma disfunção relacional que viola a autonomia da pessoa, a dignidade, o respeito e que impedepessoas situadas. Nesse âmbito de desenvolver plenamente como pessoa dentro da sociedade, ou seja, dentro do jogo das relações e exigências sociais da atualidade.

DannyLim
tracking img