Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos

3.2. Do Compromisso político teórico-político com a classe trabalhadora ao compromisso com valores éticos- políticos emancipatórios

3.2.1 O amadurecimento teórico-político nos anos 80

[...] na segunda metade dos anos 70, no âmbito da crítica superadora do movimento de reconceituação. [...] são apontados seu ecletismo teórico-metodológico, sua ideologização em detrimento da compreensão terico- metodológica [...] Em termos políticos questiona-se o basismo, o voluntarismo, o messianismo, o militarismo, o revolucionarismo. (BARROCO, 2008, p.166-167).
No entanto, tal crítica, que se estendeu à desmontagem dos pressupostos da ética tradicional, ou seja, do tomismo e do pensamento conservador, [...] não se revelou a especificidadefilosófica do marxismo [...] e da presença de valores na aproximação teórica da realidade. (Op. Cit. 2008, p.167).
[...] no contexto da reorganização política da sociedade civil, em defesa da democratização e da ampliação dos direitos civis e sócio-políticos, os valores éticos políticos inscritos no projeto profissional de ruptura adquirem materialidade, o que evidencia na organização política dacategoria, na explicitação da ruptura com o tradicionalismo profissional e no amadurecimento da reflexão de bases marxistas. (Op. Cit. 2008, p.167-168).
[...] buscando-se garantir uma ética profissional objetivadora da nova moralidade profissional. (Op. Cit. 2008, p.168).
A influência de Gramsci, [...] permite uma reinterpretação das possibilidades de ruptura, o que influencia o novo Currículode Serviço Social, em 1982, e a elaboração do Código de Ética de 1986, expressão formal da ruptura ética com o tradicionalismo do Serviço Social. [...] marcos de um mesmo projeto que pressupõe o compromisso ético – político com as classes subalternas e a explicitação da direção social da formação e da prática profissional. [...]. (BARROCO, 2008, p. 170).
[...] o assistente social encontra suaidentidade profissional na função de educador e organizador da população, a serviço das classes subalternas, no processo de construção de uma nova hegemonia. [...] (Op. Cit., 2008, p. 171).
[...] ocorre um duplo movimento: por um lado torna possível a [...] apreensão da dimensão contraditória da profissão, o que abre caminho para novas práticas; por outro, ocorre em alguns momentos, umasimplificação que reproduz muitos equívocos [...]. A principal deles é a identificação mecanicista do assistente social como intelectual orgânico do proletariado, sem apreender as mediações dadas por Gramsci e pela própria profissão. (Op. Cit., 2008, p. 172).
Fundamentado numa perspectiva ontológico-social, Tonet analisa criticamente as correntes filosóficas que influenciam o Serviço Social, explicitando abase ontológica do pensamento de Marx.[...]; no entanto, sua apropriação pelo Serviço Social só emerge nos anos 90. Assim o código de 1986, de orientação marxista, não consegue superar a visão presente no marxismo tradicional: a que reduz a ética aos interesse de classe. (Op. Cit., 2008, p. 175).

3.2.2 (1986) O compromisso ético- político com as classes trabalhadoras

Os pressupostos doCódigo de Ética de 1986 podem ser observados em sua introdução, em que se afirma a necessidade de sua mudança em função da dinâmica social e da vinculação profissional com “as lutas da classe trabalhadora” (CFAS, 1986:7 apud BARROCO, 2008, p. 175-176).
Aponta-se para a necessidade de uma nova ética profissional que “reflita uma vontade coletiva, superando a visão acrítica, onde os valores sãotidos como universais e acima dos interesses de classe”. [...] Assim, apresenta-se o princípio da nova ética, “o compromisso com a classe trabalhadora” [...]. (Op. Cit., 2008, p. 176).
[...] o compromisso com as classes trabalhadoras, tomando como princípio de um projeto profissional articulado a um projeto de sociedade, não é o problema do Código, mas sim a forma como ele é colocado, no...
tracking img