Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Conceito de sujeito entre os falantes




Eunice Pontes, estudiosa da gramática, realizou uma pesquisa entre os professores da faculdade de Letras (UFMG), a respeito do conceitode sujeito. Diante das definições dadas para o sujeito, ela pode compreender como identificar quatro traços.
Segundo a autora, o traço predominante foi agente, seguido de outros trêsconsiderados importantes: paciente, concordância verbal e noção de tópico.
Agente – traço não necessário, pois a muitos sujeitos que não são agentes.
Paciente – traço não necessário.
A concordância verbal –também é um traço não-necessário, pois ela deixa de funcionar em vários registros.
Tópico – pode ser expresso por outro termo que não o sujeito.
Assim, a autora encontrou resultados diversos nasgramáticas. Dentre essas gramáticas, somente a de Napoleão Mendes de Almeida (1995) define sujeito como agente, e mesmo assim quando fala do verbo de ação. De acordo com Pontes, a gramática de Said Ali,traz uma definição de sujeito como o ser com o qual “se passa” a ação. A autora ainda cita que outros oito definiram sujeito como aquele de quem se declara alguma coisa e predicado aquilo que sedeclara do sujeito.
Pontes concluiu que não é nas gramáticas que os informantes aprenderam a privilegiar o sujeito como agente. Dessa forma, a autora menciona que “os falantes têm uma noção de sujeito apartir de sua experiência com o fenômeno, tanto de usar a língua como analisá-la na escola”.
A autora analisa ainda a pesquisa feita com alunos, concluindo então, que para eles sujeito seria “o serque pratica a ação”, coincidindo com a definição mais lembrada pelos professores.
Pontes mostra sua posição em relação aos conceitos de sujeito quando diz que é um problema determinar o sujeito semlevar em consideração o que os falantes consideram que este seja e menciona ainda que a própria gramática tradicional não define com clareza o que o sujeito é, já que pode ser agente ou paciente,...
tracking img