Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA
DO
BRASIL

EXPANSÃO MARITIMA E COMERCIAL EUROPÉIA

- Reino de Portugal é reconhecido como o 1° Estado Nacional centralizado na modernidade.
- A presença muçulmana na Península Ibérica representava grande obstáculo aos projetos de unificação política dos reinos da mesma.
- O nobre Afonso Henriques, da Casa da Borgonha, declarou-se vassalo do Papa com objetivo de ter seu reinoreconhecido como independente de Leão, governado pelo seu primo.
- A rivalidade entre Portugal e Espanha não recebeu uma acolhida favorável de Roma, já que o papado desejava uma cristandade unida contra o Islã.
- A dinastia de Borgonha, de origem francesa, foi a elite reinante no novo reino. A origem de Portugal foi ao processo derivado da chamada “guerra de reconquista”, quando os cavaleiros donorte de Portugal iniciaram um processo de expansão da fé católica contra o Islã que levaria ao centralismo político.
- A sucessão do poder político da época era feita por herança familiar, a falta de um legatário varão ou relações matrimonias com casas dinastias de outros reinos poderiam comprometer a independência do reino de Portugal.
- D. João I rompeu com as promessas de independência do reinode Portugal e o invadiu, tencionando anexa-lo aos seus domínios. D. João I procurou estreitar relações com a nobreza inglesa.
- Após consolidado o estado nacional português por D. João I, iniciou-se um projeto de expansão militar no norte da África com a conquista do estreito de Gilbratar em 1415.
- A expansão marítima e comercial atlântica portuguesa pode ser explicada pelo papel primordialque o Estado passou a exercer como agente da expansão associado aos demais grupos interessados. A utilização de revolucionárias técnicas de navegação para a época, como, por exemplo, a caravela, o astrolábio bússola, entre outros, explicam a primazia portuguesa.
- O território português, de extenso litoral e voltado para o mar é uma das condições da expansão marítima.
- O comércio colonial deespeciarias orientais e o comércio de escravos negros começariam também a alimentar a máquina mercantil portuguesa.
- Périplo Africano: projeto português de descoberta de um caminho alternativo para as índias, que consistia em contornar o continente negro de modo a chegar até o oriente quebrando o monopólio das cidades italianas.
- Vasco da Gama completaria o projeto português quando quebrariarealmente o monopólio italiano ao chegar a Calicute. Deslocando assim, o eixo comercial do mundo do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico.
- A centralização política do Estado espanhol, decorrente do casamento político de Fernão de Aragão e Isabel de Castela, possibilitou o início da expansão atlântica daquele novo reino, quebrando a exclusividade lusitana neste empreendimento.
- O fato dadenominação de Estado Moderno aos Estados Ibéricos e contradição aos padrões de desenvolvimento da Idade Moderna, deve-se ao fato de as práticas mercantis ibéricas não se adequarem aos fundamentos da acumulação capitalista, privilegiando a dimensão da circulação de mercadorias e não da produção, o que tornava esses Estados vulneráveis às crises e, sobretudo, por dependerem da exploração de suascolônias.
- Algumas ações de cristianização: Ação dos jesuítas, construção de igrejas, catequese das populações indígenas e monopolização do ensino por clérigos católicos.

PERÍODO PRÉ-COLONIAL

- A manutenção do controle do Atlântico Sul era de vital importância para os portugueses, ademais existia o precedente da pressão portuguesa em estender a linha de demarcação de Tordesilhas.
- A mão de obraindígena neste período era empregada através da troca de objetos de pequeno valor para os portugueses pelo pau-brasil, isto é, mediante ao escambo.
- Sob pena de perder o domínio da colônia para aventureiros de outras nacionalidades, sobretudo franceses, havia a necessidade de promover um modelo de colonização efetivo.
- A ocupação populacional da colônia foi estabelecida com a adoção do...
tracking img