Resumo “Pensar pelo Avesso o Terceiro Setor de Teodósio, Armindo dos Santos”

351 palavras 2 páginas
Resumo
“Pensar pelo Avesso o Terceiro Setor de Teodósio, Armindo dos Santos”
José Wellington C. Benevides Filho
Prof. Marco Flavio
Faculdade Católica Rainha do Sertão
Para falarmos de “Terceiro Setor” é necessário que esclareçamos o que significa esse termo. O terceiro setor em tese são instituições sem fins lucrativos, projetos de apoio social, fundações, entre outros projetos de apoio a sociedade que podem receber verbas do governo ou da sociedade em geral.
Tem a característica de não distribuir lucros a seus proprietários e também de não incorporar ao patrimônio particular. Todos os lucros obtidos devem ser reinvestidos nas próprias atividades que são desenvolvidas, conforme orienta a legislação em vigor. Participam do terceiro setor as instituições de caridade e voluntariado, as organizações religiosas, as entidades voltadas para arte, lazer, cultura, esporte, as organizações comunitárias, os sindicatos, as associações profissionais, as ONGS (Organizações Não Governamentais), fundações, e ainda o segmento de cidadãos, que deforma espontânea e voluntária, atuam pelo bem-comum.
As propostas apresentadas pelo Terceiro Setor, geralmente apresentam-se como uma “revolução social”, mas de acordo com Teodósio, nada mais é que velhas ideias que depois de uma certa “releitura” se apresenta novamente. Seria como se inaugurassem duas vezes um mesmo.
No texto o autor explica com simplicidade que o Terceiro Setor entende-se por uma gama variada de organizações que vão desde entidades sem fins lucrativos, instituições filantrópicas, fundações, projetos sociais ligados a empresas, dentre outras, e tendo como destaque as chamadas ONGs - organizações não governamentais, fica claro que em tese o Terceiro Setor é algo bom, que vem para ajudar quem mais precisa e de forma rápida e eficaz, mas Teodósio mostra que, o ponto de convergência entre as várias organizações do Terceiro Setor parece ser a ausência do lucro.
Por fim, o que podemos entender sobre o conceito de

Relacionados

  • Recompensas em organizações que atuam no terceiro setor: análise a partir de seus pressupostos orientadores
    80826 palavras | 324 páginas
  • Ilegalismos Privilegiados
    77690 palavras | 311 páginas