Resumo p.breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oliveira, I. T. Psicoterapia Psicodinâmica Breve: Dos precursores aos modelos atuais. Psicologia: Teoria e Prática, Vol. 1 (2): 9-19, 1999.

Resumo do texto:

O texto fala de visãopanorâmica da psicoterapia psicodinâmica breve, desde sua origem até agora.
Essa psicoterapia tem sido uma das principais opções para poder estender o atendimento psicoterápico a um maior númerode pessoas. A ampliação deste modelo se dá em função de demandas grandes de pacientes que buscam ajuda para problemas específicos e não querendo tratamentos prolongados.
O que diferencia estetrabalho além do tempo de duração é também uma intervenção terapêutica com tempo e objetivos limitados, com um foco delimitado.
Freud é um dos precursores seguido de vários autores queestudaram os seus tratamentos encontrando algumas semelhanças entre sua forma de trabalho e algumas das propostas da PB atual. Esses autores deixam contribuições importantes, que têm influencias até hoje,dando ênfase a importância da experiência real do paciente na relação terapêutica, amparando a idéia da terapia como um conhecimento de aprendizagem e um aparelho de adequação.
Com base naelaboração de Messer & Warren, existe diferenças e semelhanças entre as várias abordagens, dividindo a PB em três modelos: estrutural ou do impulso; relacional e integrativo ou eclético.
A proposta deMalan é que seja estabelecida uma hipótese psicodinâmica de base, incluindo entrevistas e testes psicológicos para identificar o conflito primário, planejando um trabalho terapêutico através deinterpretação ativa e seletiva com tempo e objetivos delimitados.
Sifneos se dedica à PB provocadora e ansiedade formulando hipótese psicodinâmica, visando levar o paciente a se defrontar com seusconflitos, entre 12 e 18 sessões.
Davanloo propõe confrontação e manutenção do foco, utilizando interpretações da transferência, das defesas, sonhos e fantasias, reconstruindo a genética em...
tracking img