Resumo - o welfare state e a transformação do liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Welfare State e a transformação do liberalismo
MORAIS, José Luiz Bolzan de.; STRECK, Lênio Luiz. Ciência política e teoria do Estado. 5. Ed. São Paulo: Livraria do Advogado, 2006.
A idéiade intervenção não é uma novidade do século XX. Porém, as formas de intervencionismo se modificam com o passar do tempo.
O Estado negativo – com um intervencionismo zero – nunca foiexperimentado. Afinal, desde a criação do Estado, a atividade estatal esteve sempre presente, tendo como conseqüência algum grau de intervencionismo sempre experimentado. Não havendo intervenção de nenhumamaneira, estaríamos diante da própria abolição do Estado. O Estado tem como característica a ordem jurídica, implicando em intervenção, mesmo que de diversas maneiras.
O próprio Estado Liberal requerpressupostos igualitários concretizadas em sede legislativa, com isso percebe-se que o grau zero de intervenção é ideal nunca alcançado.
Para compreender a mutação nos papéis do Estado énecessário levantar alguns aspectos próprios da adoção do ideário liberal. O projeto liberal teve como conseqüências: o progresso econômico; a valorização do individuo, como centro e ator fundamental do jogopolítico e econômico; técnicas de poder como poder legal, baseado no direito estatal. Entretanto, toda essa idéia liberal, acabou gerando uma postura ultra-individualista, assentada em um comportamentoegoísta; uma concepção individualista e formal da liberdade onde há o direito, e não o poder de ser livre.
Todas essas conseqüências trouxeram reflexos que se expressaram nos movimentossocialistas e em uma mudança de atitude por parte do poder público.
Para Dallari, há um duplo aspecto nesse processo de transformação do Estado Liberal. O primeiro seria a melhoria das condições sociais; eo segundo seria a garantia regulatória para o próprio mercado.
A Independência dos países afro-asiáticos, despertando a consciência do subdesenvolvimento e o recrudescimento do nacionalismo,...
tracking img