Resumo - o texto na tv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
início : página 40

Cap. 4 - TV por assinatura: O pioneirismo da Globo News

> USA, década de 50, a tv era a grande novidade, mas o sinal era fraco no interior. Vendedores de tv colocavam antenas próximas aos equipamentos, e as tvs funcionavam. Na casa dos clientes, a tv não pegava. Então, começaram a puxar cabos das antenas até a casa dos clientes. Era o nascimento da tv a cabo. Nos anos70, com a expansão da tecnologia satélite, canais temáticos apareceram (previsão do tempo, bolsas de valor, eventos culturais..) Era o início da segmentação. Os canais abertos americanos (ABC, NBC e CBS) tinham 91% de audiência no início dos anos 70. Já no final dos 80, eram apenas 61%. Em 1998, os canais fechados ultrapassaram os abertos pela 1ª vez.

A CNN (Cable News Network) foi o primeirocanal de notícias 24 horas do mundo, uma emissora de tv especializada em jornalismo. Seu criador, Ted Turner, fundou-a em 1980, e em 85, fundou a CNNI ( I de International), para alcançar assinantes em todo mundo. Seu prestígio mundial se deu na cobertura ao vivo da guerra do golfo, na voz do jornalista Peter Arnett. Em 11 de setembro, a CNN foi a primeira a interromper a programação com breakingnews sobre o que seria o maior atentado terrorista da história dos EUA.
No Brasil

> A tv a cabo chegou ao Brasil 10 anos depois da Argentina, e bem depois de Chile, Colômbia e Bolívia. Chegou em 1989, com o Canal + de Mathias Machline em São Paulo. Era uma coletânea de programas da CNN, ESPN, MTV e RAI. As empresas brasileiras que investiram inicialmente foram a Abril - criando a TVA, e aGlobo (Globosat). Mais tarde, vieram a NETBrasil, que espalhou seus cabos pelas grandes capitais, e a SKY, tv via satélite por meio de parabólicas de 20 cm de diâmetro.
A GLOBO NEWS

> Em 15 de outubro de 1996, entrou no ar o canal Globo News, com seu programa Em Cima da Hora, atualizando notícias nacionais e internacionais a cada hora cheia. As 22:00, o Jornal das Dez é o primeiro eúnico jornal brasileiro que vai ao ar todos os dias em rede nacional. O Conta Corrente vai ao ar duas vezes por semana com economia, e o Via Brasil traz notícias nacionais que nem sempre alcançam as manchetes dos jornais.

15 dias depois de sua inauguração, um Focker 100 caiu perto de Guarulhos, e testou a Globo News, que interrompeu sua programação normal e passou a noticiar ao vivo o acidente.Telefonemas sem som, matérias erradas, fade ao vivo e outros problemas mostraram o quanto ainda havia de ser feito. Aos poucos, a agilidade, o profissionalismo e o compromisso com a veracidade da informação foram se incorporando à Globo News. Comentários, debates e aprofundamento nos assuntos tornou-se uma marca da Globo News.

Cap. 5 - Tecnologia : novos caminhos

> A HDTV ou tv digital foicriada pelos japoneses, numa tentativa de revolucionar mais uma vez o equipamento, que havia dado seu último grande passo em 1950 com a cor. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em 1985 no Japão. Dali em diante, europeus, americanos e outros passaram a utilizar cada vez mais o formato digital, que se aproximava muito da tecnologia dos computadores, com os formatos MPEG-1 e MPEG-2para vídeo, e MP3 para áudio, e o DVD. Em 2005, 99% dos lares americanos estavam expostos a pelo menos um sinal de HDTV.
No Brasil

> Globo e Record disputam o posto de serem as pioneiras no sinal digital (junho de 1998, diferença de horas). Record: transmissão de uma festa (Memorial da América Latina) para um público fechado. Globo: Fantástico, pouco antes do início da Copa da França,repórter Pedro Bial.

Analógico versus Digital

> Analógico: intensidade luminosa transformada em sinal eletrônico com frequência
Digital: transforma áudio e vídeo em bits (celulares, satélites, computadores..)
Analógico: Uma banda de transmissão = um canal
Digital: Uma banda = vários canais
Analógico: sinal sofre distorções (chuviscos, ruídos, fantasmas)
Digital: sinal não sofre...
tracking img