Resumo O templo, o palácio e o pequeno produtor na baixa Mesopotâmia Pré-Sargónica

721 palavras 3 páginas
Os estudos mostram que, a revolução neolítica ,foi uma passagem paulatinamente no qual o homem do oriente próximo, passa de um simples caçador e coletor de alimentos a produtor dos meios ,para sua subsistência .Ele deixa de ser nômade e torna-se sedentário .O homem neolítico viveu inicialmente em aglomerações de estrutura circular, contudo, esse tipo de habitação foi logo substituído pela aldeia retangular ;com vários cômodos. Estas abrigavam uma família nuclear.
As inovações básicas que caracterizaram ,a cultura neolítica, atingiu à todas as áreas do oriente próximo. As técnicas produtivas tinham sido desenvolvidas nas regiões ao pé da montanha. Portanto, para firma-se, era necessário que a colonização agro-pastoril preparasse a sua infra-estrutura com: desmatamentos ,drenagens e processos de irrigação.
A organização de uma aldeia era simples, geralmente eram constituídas por poucas famílias extensas. O poder decisório era dado aos anciões. Nessas aldeias não haviam especialistas .Todas as atividades eram executadas pelas famílias de produtores de alimentos.
A economia aldeã era baseada na reciprocidade. Sua base era agro- pastoril. Os tecidos produzidos pela tecelagem substituíram o uso de peles de animais. A conservação de alimentos é, feita em silos cavados na terra.
Em uma aldeia neolítica, o centro produtor, era, pois, o oikos das famílias extensas. O tipo de economia igualitária e distributiva não exigia mecanismos de decisões complexas e extra- familiares.
A agricultura irrigada possibilitou, um aumento na produção de alimentos.Logo se produzia mais em menos espaço demográfico. Como consequência houve um aumento de migrações em direção á Baixa Mesopotâmia e consequentemente surge o aparecimento de, uma maior estratificação social dentro da comunidade. Um processo paulatino de, sociedade comunitária para sociedade estratificada .
Em meados do IV. milênio começou um processo de urbanização na Mesopotâmia, a fundação da cidade-estado-suméria que foi

Relacionados

  • Propriedade E Economia Na Antiga Babilonia
    12064 palavras | 49 páginas