Resumo o segredo de minas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Ciências Econômicas
Curso de Graduação em Ciências Econômicas

O PÚBLICO E O PRIVADO: O PAPEL DO ESTADO NA FORMÇÃO DE MINAS GERAIS

RESENHA CRÍTICA SOBRE A OBRA O SEGREDO DE MINAS DE AMILCAR VIANNA MARTINS FILHO



Autor: Alexandre Ribeiro
Capítulo 1
No início do século XX, Minas Gerais ocupavapapel de destaque na política nacional, tendo elegido três Presidentes e cinco Vice-Presidentes. Uma das explicações para essa posição privilegiada pode ser encontrada na Constituição de 1891 que favoreceu o estado através de duas medidas: a transferência para os governos estaduais da apropriação da receita dos impostos de exportação; e a regra de definição do tamanho da bancada estadual noCongresso Nacional, que passou a ser proporcional ao tamanho da população do estado. Essas mudanças favoreceram Minas, pois ele era o estado mais populoso do país e o segundo maior produtor de café.
Por esse motivo, Minas chama a atenção de muitos estudiosos que tentam explicar o posicionamento político do estado, principalmente no período que segue a crise do mercado internacional do café, nasegunda década republicana.
Em sua obra, Amilcar Martins contradiz a visão dominante sobre a política mineira no período. Visão esta, que tendo como base, o modelo de representação de interesses, foi tornada explícita por Paul Camack em dois pressupostos subjacentes deste modelo: o de que a economia mineira era dominada pelo setor exportador; e o de que a elite política mineira era dominada pelosfazendeiros do estado.
Para Amilcar, a forte presença do estado português na política e na economia do estado, ao longo de sua história, impossibilitou a constituição de um sistema político de tipo feudal, ou seja, dificultou o desenvolvimento de mecanismos de representação de interesses privados.
Sendo assim, o sistema político existente era o de tipo patrimonialista, no qual, para o caso daunificação da política mineira, houve, segundo o autor, “um abrangente processo de cooptação política de todos os grupos e facções que tenham algum poder de pressão dentro do estado”.

Capítulo 2
O capítulo 2 trata principalmente sobre a participação do setor cafeeiro na economia mineira.
Começa destacando o início da década de 1890 quando o café, apesar da queda dos preços era o setor maisatraente da economia aos produtores. Dentre as razões que explicam tal fato, pode-se citar a grande desvalorização do câmbio que favoreciam as exportações e a baixa na tarifa ad-valorem sob este produto (mesmo que temporária).
Apesar dessa concentração da produção no setor cafeeiro, a situação dos cafeicultores mineiros no final do século XIX e nos primeiro anos do XX foi difícil:
* A produtividadeera baixa, pois: os solos da Zona da Mata (que juntamente com o Sul eram os maiores produtores de café) não eram tão férteis; enfrentava-se problemas com a mão-de-obra após a abolição da escravidão e também devido à falta de estímulo governamental à migração, além do mais, em São Paulo os salários eram melhores; falta de técnicas modernas de produção.
* Alto custo do transporte e, sobretudo, abaixa capacidade de acumulação de capital: os elevados lucros do café estavam em sua comercialização e não em sua produção, por isso Minas perdia muito, já que não tem acesso ao mar.
* Preços do café em baixa como já foi dito, combinados com uma alta taxa cambial promovida pelo governo como uma das medidas para resolver a crise de abastecimento.
* Crescente necessidade de importa produtosalimentícios: Minas, pela primeira vez desde o ciclo do ouro, estava sofrendo com problemas de abastecimento, visto que a produção do estado estava em sua maioria voltada para o café.
* Elevação do valor do imposto de exportação do café: em julho de 1894, o governo mineiro elevou para 11% o imposto ad-valorem sobre a exportação do café, tarifa que havia prevalecido antes de 1890.
Essa crise...
tracking img