Resumo - o ritual do corpo entre os sonacirema, horace minner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O RITUAL DO CORPO ENTRE OS SONACIREMA - Horace Minner

A maioria das culturas possui uma configuração particular, ou estilo. Frequentemente, um determinado valor central ou uma forma de perceber o mundo deixa sua marca em várias instituições da sociedade.
O antropólogo tornou-se tão familiarizado com a diversidade de modos com que diferentes povos reagem diante de situações similares, queele não consegue se surpreender com os costumes mais exóticos possíveis.
Com efeito, se quaisquer entre todas as combinações logicamente possíveis de comportamento não tiverem sido encontradas em alguma parte do mundo, ele tem o direito de suspeitar que elas devam estar presentes em alguma tribo ainda não estudada.
Neste sentido, as crenças e práticas mágicas dos Sonacirema apresentam aspectostão pouco usuais, que nos parece importante descrevê-las como exemplo dos extremos a que o comportamento humano pode chegar.


Os Sonacirema são um grupo norte-americano que se estende desde os Cree, do Canadá, aos Yaqui e Tarahumara do México, e aos Caribe e Aruaque das Antilhas. A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de umhabitat cultural muito rico.
Muito ocupados com a economia, depreendem muito tempo com ocupação de rituais. O corpo humano é o principal foco de atenção dos rituais, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do ethos deste povo. Embora tal tipo de preocupação não seja realmente incomum, seus aspectos cerimoniais e a filosofia aí implícita são únicos.
A crença fundamentalsubjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é feio, e que a sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar essas características, através do uso de poderosas influências do ritual e da cerimônia. Por isso, todo grupo tem em suas casas os santuários para suas cerimônias. Os mais ricos tem diversos deles, aliás, suacondição é avaliada pela quantidade de santuários que possui em sua casa. Os menos favorecidos têm apenas um e se espelham nos ricos na construção dos santuários, cobrindo-os de pedras e cerâmicas.
Embora cada família possua ao menos um destes santuários, os rituais a eles associados não são cerimônias familiares. As cerimônias ocorridas são secretas e privadas e somente com as crianças se discute essesmistérios, porque são iniciantes. Eu pude, entretanto, estabelecer com os nativos uma relação que me permitiu examinar este santuário e obter uma descrição destes rituais.
O ponto focal do santuário é uma caixa ou arca embutida na parede. Nesta arca são guardados os inúmeros feitiços e poções mágicas, sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver. Tais feitiços são obtidos decurandeiros, os quais escrevem com linguagem antiga e secreta as poções curativas que são levadas aos herbários e curandeiros que fornecem o feitiço desejado, cada qual recebendo substanciais presentes.
O feitiço não é descartado depois de ter servido ao seu propósito, mas é colocado na caixa de mágica do santuário doméstico. Como esses materiais mágicos são específicos para certas doenças, econsiderando-se que as doenças reais ou imaginárias desse povo são muitas, a caixa de mágicas costuma estar sempre transbordado. Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem sua serventia original, e temem usa-los de novo. Embora os nativos tenham-se mostrado vagos em relação a esta questão, só podemos concluir que a idéia subjacente ao costume de se guardar todos os materiais mágicos é a de quesua presença na caixa de mágica, diante da qual os rituais mágicos são encenados, protegerá de alguma forma o fiel.
Embaixo da caixa de mágica existe uma pequena fonte. Todo dia, cada membro da família em sucessão, entra no quarto do santuário, curva a cabeça diante da caixa de mágica, mistura diferentes tipos de água sagrada na fonte e realiza um breve rito de ablução. As águas sagradas...
tracking img