Resumo- O que é Ideeologia

572 palavras 3 páginas
O QUE É IDEOLOGIA

Na obra “O que é ideologia? “, a filósofa e escritora, Marilena Chauí explica de maneira clara e direta o que é e como funciona a ideologia, procurando enfatizar com profundidade o assunto, expondo de forma clara a sua visão e colocando em evidência ideias de pensadores como karl Marx e E. Durkheim, a autora faz os leitores entenderem com objetividade o porquê da ideologia, qual a sua origem, quais seus fins, quais seus mecanismos e quais seus efeitos históricos: sociais, econômicos, políticos e culturais.
MARILENA afirma que tudo que agente faz diante as relações sociais e individuais é por um ideal. A obra é subdividida em três capítulos o primeiro capítulo, relata relações de causa e efeito dos processos formadores da ideologia, através de exemplos de sociedades e ideias que vão desde o século XII ao XXI.
O segundo capítulo, Histórico do Termo, relata seu surgimento e transformação ao longo do tempo, através de um breve histórico, e demonstra ao leitor elementos formadores da ideologia.
“O termo ideologia aparece pela primeira vez em 1801 no livro de Destutt de Tracy, Eléments d'ldéologie (Elementos de Ideologia)”(p.10). Com ele pretendia elaborar uma ciência da gênese das idéias, elaborou em cima disso uma teoria sobre as faculdades sensíveis, responsáveis pela formação de todas as idéias: querer(vontade), julgar(razão), sentir (percepção) e recordar(memória).
O último e mais extenso capítulo, fala sobre a compreensão de ideias apresentado pela autora, pois a ideologia resulta da prática social, nasce da atividade social dos homens no momento em que estes representam para si mesmos essa atividade, que é sempre necessariamente invertida, ela é o processo pelo qual as idéias da classe dominante se tornam idéias de todas as classes sociais, se tornam idéias dominantes. De modo que a classe que domina no plano material também domina no plano espiritual. Baseando-se na teoria de Marx a ideologia dominante no sistema capitalista é a

Relacionados