Resumo o que a palavra trabalho significa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:





O que é o trabalho
Suzana Albornoz





O QUE A PALAVRA TRABALHO SIGNIFICA


Será mais fácil envolver nessa reflexão aqueles que têm a experiência concreta do trabalho, os que ainda não tiveram não serão esquecidos. Na linguagem cotidiana a palavra trabalho tem muitos significados. Embora pareça compreensível, como uma das formas da ação dos homens, seu conteúdooscila. É o homem em ação para sobreviver, criando todo um novo universo cujas vinculações com a natureza, embora inegáveis, se tornam opacas.
Em quase todas as línguas de cultura européia, trabalhar tem mais de uma significação. No inglês, salta aos olhos a distinção entre labour e work. Work contém a ativa criação da obra, enquanto labour se acentuam os conteúdos de esforço e cansaço. Emportuguês, apesar e haver labor e trabalho, é possível achar na mesma palavra trabalho ambas as significações. No dicionário aparece em primeiro lugar o significado de aplicação das forças e faculdades humanas para um determinado fim, mas ele possui outros significados mas particulares, como o de esforço aplicado a produção de utilidades, ou obras de artes, mesmo dissertação ou discurso. Pois junto todasessas significações ativas, no plural, quer dizer preocupações, desgostos e aflições. Isso se compreende melhor ao descobrir que em nossa língua a palavra trabalho se origina do latim tripalium( instrumento de tortura) conotando algo como padecimento e cativeiro. Deste conteúdo semântico de sofrer, passou-se ao de esforça-se, laborar e obrar. O primeiro sentido teria perdurado até inícios do séculoXV.
No dicionário filosófico você poderá encontrar que o homem trabalha quando põem em atividade suas forças espirituais ou corporais, tendo em mira um fim sério que deve ser realizado ou alcançado. Sendo o utilizado nesse conceito tanto o trabalho intelectual como corporal. O trabalho do homem aparece cada vez mais nítida quanto mais clara for a intenção e a direção do seu esforço. O trabalho éo seu esforço e também seu resultado. Para muitos, o que distingue o trabalho humano dos outros animais, é que neste há consciência e intencionalidade, enquanto os animais trabalham por instinto. Também o que distingue é que no trabalho humano há liberdade, e muitas maneiras de fazê-lo, não é programa pelo instinto como nos animais. A natureza e invenção se entrelaçam no trabalho humano emdiversos níveis, da ação mais mecânica e natural à mais controlada e consciente.
Na nossa linguagem diária, não faz muitas distinções, nem sempre diferenciamos o trabalho como atividade especificamente humana. Já na cientifica existem várias diferenças, sendo às vezes distanciado daqueles significados fundamentais do termo. A significação do que hoje é dada ao trabalho se refere à passagem moderna dacultura agrária para a industrial. Para se entender melhor o que é o trabalho, é preciso passar pela experiência que lhe corresponde.

Comentário: No que significa o trabalho, o autor passou por vários significados culturais de vários países, e a maioria se deu como um fardo e sofrimento. Já no filosófico o esforço mental e intelectual conta como um trabalho, não só o físico. Esse termoatualmente tem vários significados na ciência, e para que se possa entender melhor sua dimensão, é preciso estudar a sua história e acontecimentos.





O QUE O TRABALHO TEM SIDO


O trabalho no primeiro estágio da economia isolada e extrativa é um esforço apenas complementar ao trabalho da natureza: o homem colhe fruto produzido pela natureza. O trabalho apresenta uma forma primitiva decomplementaridade quase secundária ante a ação da natureza, e também a economia apresenta uma simplicidade da qual esquecemos em nossas redes de produção modernas. Como estágios consecutivos ao das economias isoladas, temos o tempo em que os homens inventaram ou descobriram a agricultura, se dividindo em as mulheres plantando, os homens caçando, embora várias pesquisas antropológicas mostrem que tal...
tracking img