Resumo o principe (maquiavel) e o mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Isabel Pereira Curso: Administracao Disciplina: Filosofia

O Principe – Maquiavel

O livro “O Principe” é dirigido aos governantes de modo que aconselhasse os mesmos a terem um governo mais eficiente delegando idéias que deveriam ser seguidas pelo Governante prezando o bom andamento do seu estado em seu comando.Ao decorrer do livro Maquiável apresenta uma série deproblemas e obstáculos que decorrem uma sociedade e em seguida apresenta solucoes e conselhos que o Principe deve seguir pra contornar seus problemas.
Para Maquiavel um principe nao pode medir esforcos para manter seu estado em ordem mesmo que para isso seja usada violencia e crueldade . Foi atribuido a Maquiável a frase “ os fins justificam os meios “ entao o principe em pró de seu estado pode fazeruso de meios que lhe atribuam o poder que lhe é referido. Se for necessario o uso da crueldade , Maquiável explica que é preferivel que esta seja feita de uma vez só e as coisas boas aos poucos, porque desta maneira o povo esquece das coisas ruins logo e passa a ter lembranca duradoura apenas das boas. O Principe tem como sua fortaleza o seu povo e diz que um pais militarmente forte é apenasconfiável quando é formado por seus cidadoes e que um exercito formado por estrangeiros era fraco e vulneravel. Maquiável diz que um principe nao pode confiar totalmente nem em seus leais súditos porque o ser humano é produto de suas proprias vontades e assim que essa se contrapor com as vontades do principe teria assim um tumulto. Por isso Maquiável levanta a questao do que é preferivel ao ponto devista de governo, ser temido ou amado. Ser temido e amado seria a equacao perfeita, porém ser temido é mais importante do que ser amado porque amor é um sentimento inconstante e volúvel já que as pessoas sáo naturalmente egoistas e podem mudar de lealdade com frequencia. Já o medo de ser punido é um sentimento constante e nao é ignorado facilmente.
O principe nao precisa ser bom em tudo que dizapenas ter forca suficiente pra fazer que seu povo acredite que ele é , logo pra atingir seus objetivos o principe pode ser falso e tomar cuidado com a falsidade alheia, ficar atendo em relacao a promessa dos outros , pois o ser humano é altruista nato entao podem estar mentindo caso seja de interesse deles também.
Apesar dos muitos conselhos deferidos ao principe é bom salientar que todo o abuso depoder, demonstracao de forca e todas as atitudes boas ou ruins de um principe visam apenas os seus objetivos sociais e politicos atribuidos ao bom andamento de seu estado .

O mito da caverna.

Em ‘’o mito da caverna ‘’ Platao faz uma analogia da sociedade com um grupo de prisioneiros em uma caverna, onde os mesmos estao presos por uma corrente de costas paara a entrada da caverna, logo aunica realidade que eles podem ver sao as sombras refletidas na parede da frente deles. Esses prisioneiros nao tinham conhecimentos do mundo la fora entao tomavam por realidade apenas o mundo de sombras que ali eram projetadas.
Um dia um prisioneiro consegue se libertar e ao entrar em contato com o mundo la fora , encontra dificuldades de adaptacao ja que seus olhos estao acostumados com a escuridaoda caverna , comparacao essa que simboliza a dificuldade do homem em alcancar o conhecimento verdadeiro e enxergar o mesmo e que existe um arduo caminho a percorrer ate ser possivel se livrar do comodismo. Neste primeiro momento esse prisioneiro sentiu raiva , pois havia um mundo inteiro que ele nao conhecia e que ele nao sabia que era real , apos a adaptacao dele no mundo real veio entao aalegria e a vontade de compartilhar esse sentimento com seus colegas presidiarios, entao ele resolve voltar a caverna e contar para os outros como é a vida la fora e o que tinha descoberto. Porem quando chega la ele é hostilizado e ridicularizado , pois os prisioneiros nem estao aptos a reconhecer ele e nao entendem o que ele esta dizendo.
Existem portanto 2 mundos , o visivel e o inteligivel. O...
tracking img