Resumo : o pensamento moderno e a idéia de modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto tem como objetivo retratar alguns pontos da história da época moderna, sendo eles: a modernidade, o humanismo, a reforma protestante e a revolução cientifica.
O conceito de modernidadeestá relacionado àquilo que se refere à ideia de “novo”, aquilo que rompe com a tradição. Pode-se entende-lo então, como algo positivo, pois envolve transformação e progresso.
O humanismo,item de suma importância para a “idade moderna”, coloca os seres humanos como primordiais em uma escala de importância. O homem é elevado, tendo a capacidade de realizar todas as coisas, sendo senhordelas. O humanismo também se destaca pela contraposição ao sobrenatural, associando-se ao anticlericalismo herdado dos filósofos iluministas do século XVIII.
O próximo ponto a ser lembrado é areforma protestante. Este que foi um dos maiores movimentos de volta à Bíblia, iniciou-se com Martinho Lutero, quando fixou as suas “noventa e cinco teses” em oposição às indulgencias do catolicismo.Lutero protestava contra diversos pontos da doutrina católica, e sendo apoiado por diversos religiosos e governantes, desencadeou uma forte revolução religiosa que se espalhou por toda a Europa.No que se refere à revolução científica, pode-se afirmar que o interesse pelo pensamento cientifico se inicia com a reintrodução da obra de Aristóteles. Embora revolução científica se baseie muito nopensamento filosófico de Platão e nas ideias matemáticas de Pitágoras, a ênfase à pesquisa experimental de investigação da natureza e sua importância, vem de Aristóteles.
Em seguida surgemvários teóricos contrários ao saber tradicional, introduzindo conceitos e organizando as leis do movimento matemático. A revolução só teve seu fim em 1687 com a publicação de Philosophiae NaturalisPrincipia Mathematica, uma espécie de resumo do pensamento Copérnico por Newton. Este se tornou um modelo de ciência e conhecimento que só começaria a ser refutada a partir do século XIX com a chegada de...
tracking img