Resumo " o monge e o executivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MONGE E O EXECUTIVO
O livro narra uma história sobre a essência da liderança, escrita por James Hunter. Este livro prende a nossa atenção, pois foi escrito de modo claro e envolvente, faz com que o leitor passe a refletir sobre suas ações e, com isso, compreenda melhor a própria vida.
A trama conta a história de John Daily, um executivo, gerente-geral de uma grande indústria de vidrosplanos. Tudo em sua vida parecia correr bem, ele era casado há 18 anos com uma bela mulher, Rachel, a quem sempre amou. Tinha dois filhos John Junior, que fora adotado e Sara que nasceu milagrosamente, pois sua esposa sofria de infertilidade. Porém nem tudo são flores para John, apesar de ter uma vida confortável e de qualidade, ele está fracassando em suas relações familiares, sendo que sua esposa nãoestá feliz no casamento e seus filhos não estão se relacionando bem com ele. No emprego as coisas também não vão bem, pois seu chefe não se agradou do modo como ele gerenciou um problema e ainda por cima o time de beisebol, o qual John treinava haviam seis anos, também não estava indo bem.

Nesse momento ele passa a se questionar o porquê de estar acontecendo coisas ruins ao mesmo tempo.Rachel resolve então, procurar uma solução com o pastor de sua igreja. Ele sugere que John participe de um retiro em um pequeno mosteiro de frades da Ordem de São Bento. Eles viviam uma rotina bem diferente da de John, uma vida de oração, trabalho e silêncio. Lá havia outras cinco pessoas que assim como ele também eram líderes em suas áreas de atuação. No retiro eles aprendem muito com Leonard Hoffmanum dos frades, conhecido como irmão Simeão, que defendia que a base da liderança não é o poder, e sim a autoridade, a qual deve ser conquistada com o amor, dedicação, respeito ao próximo e sacrifício. Ele enfatiza bem a diferença entre poder e autoridade. Enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferissenão fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. O autor aborda as definições de liderança que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Ele nos mostra também a importância do líder manter o equilíbrio entretarefa e o relacionamento. É comum um líder perder o equilíbrio, concentrando-se apenas em uma das dinâmicas em detrimento da outra. Por exemplo, se nos concentrarmos em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis. Ou também o líder que não estiver cumprindo com as tarefas e só se preocupar com osrelacionamentos não terá sua liderança assegurada. Então a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. O mesmo princípio de relacionamento vale para clientes e fornecedores, um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente é necessário para a saúde duradoura de qualquer organização.
Os paradigmas é o que aborda o autor no capítulo seguinte. Começando amostrar para Jhon que saber ouvir é dádiva e mostra respeito pela opinião alheia. Simeão assume a direção: Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmosque eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós. John acrescentou: Li em algum lugar que não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos O mundo parece muito diferente dependendo de nossa perspectiva.
Simeão ainda falou: As pessoas tem dificuldade de mudar,...
tracking img