Resumo o homem mais rico da babilonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro: O Homem mais Rico da Babilônia


A Obra se baseia em parábolas, que se passam na babilônia antiga. E tem como objetivo passar ensinamentos sobre princípios financeiros como a aquisição de dinheiro, a ideia de poupar e formas de fazer com que a renda adquirida produza lucros, entre outros.

O livro inicia com o capítulo chamado “O homem que desejava ouro”, onde surge opersonagem Bansir, um fabricante de carruagens que se vê descontente com sua situação financeira em meio a uma cidade que prosperava muita riqueza.


Junto a seu amigo Kobbi, Bansir decide procurar alguém que tenha conseguido enriquecer para lhes ensinarem como sair da situação em que viviam, onde trabalhavam muito mas não conseguiam progredir nas suas finanças. Procuraram Arkad, dono demuitas rendas e considerado o homem mais rico da babilônia.

A segunda parte, com o título “O homem mais rico da Babilônia”, o autor fala sobre Arkad, um homem muito rico que soube aproveitar seu tempo e procurar aprender as leis que governavam o dinheiro. Arkad iniciou trabalhando com tabuinhas de argila, mas o que ganhava era consumido com suas despesas.


Um dia conseguiu que Algamish,um homem que emprestava dinheiro, lhe falasse sobre como conseguir dinheiro e riqueza. Como primeiro ensinamento, orientou que guardasse pelo menos um décimo do que ganhava a cada mês, pois tinha o direito de se pagar.


Após doze meses, Algamish volta, mas vê que Arkad tinha perdido o que havia poupado, por ter entregado a alguém que não entendia do ramo em que ia investir. E assim sedeu o segundo ensinamento, de que o dinheiro poupado deveria ser investido em quem conhecesse e tinha experiência no ramo que o dinheiro seria aplicado, para que não se fosse enganado.

Arkad ainda teve que aprender que o dinheiro rendido pelo investimento seguro de suas economias, deveria ser posto para gerar mais renda, para que assim pudesse aproveitar seu dinheiro. Sabendo como adquirirdinheiro, poupá-lo e usá-lo, ganhou uma posição de confiança de Algamish. Passou a ser sócio e a administrar as terras de seu amigo e em troca fez parte de seu testamento.


A terceira parte do livro, “Sete soluções para a falta de dinheiro”, inicia com um problema que passava na Babilônia quanto falta de emprego e queda no comércio local. O rei Sargon acaba concluindo com seu chancelerque o dinheiro tinha ficado concentrado em pequeno número de pessoas. E dessa forma o rei decide que ensinem ao povo sobre dinheiro, chama Arkad e esse começa a ensinar as leis que regem o dinheiro em sete ensinamentos.


A primeira lição, “como fazer seu dinheiro crescer”, parecida com a lição passada por Algamish, que para cada dez moedas ganhas, não gastar mais do que nove delas eassim poupar regularmente pequenos ganhos. A segunda lição, “controlem seus gastos”, Arkad aconselha que elabore um orçamento e que não se deve confundir despesas necessárias com desejos, e aprender que não se pode saciar todos os desejos.

O terceiro aprendizado, “multiplique seus rendimentos”, a ideia da lição é buscar fazer com que o dinheiro poupado trabalhe e cresça. E ter consciência quea renda obtida com o dinheiro poupado deverá trabalhar para formar a futura fortuna. A quarta solução, “proteja seu tesouro contra perda”, fala sobre a importância da segurança de um capital aplicado. Que não se caia na tentação de investir em uma aplicação de risco e acabe perdendo a quantia.


A quinta solução, “façam do lar um investimento seguro”, Arkad menciona a importância de ohomem ter seu próprio lar, e que esse pode ser adquirido assim como se paga um aluguel, e que esse é um bem necessário. A sexta solução, ”Assegurem uma renda para o futuro”, fala sobre a necessidade de garantir alguma quantia para quando não puder mais lutar para ganhar dinheiro por conta da velhice, e assegurar garantia da família.


O sétimo e último ensinamento, “Aumente sua capacidade...
tracking img