Resumo o home que fazia chover

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “O Homem que fazia chover” nos leva a refletir sobre as mais variadas questões que envolvem a vida de um profissional do direito no exercício de suas funções, desde questões meramente processuais, até questões de ética e íntimas da vida do advogado, que como qualquer pessoa, também sofre influência dos sentimentos.

Trata-se da história de um advogado recém formado que entra parauma sociedade de advogados em que o mais importante é ganhar clientes, de forma que eles chegam a ir em hospitais procurando por vítimas de acidentes que supostamente possam processar o causador do acidente; procuram também em registro de boletins de ocorrência por pessoas que poderiam tornar-se clientes deles, visando sempre os 1/3 que receberíam de cada indenização paga. Há, portanto, ademonstração clara do mercado de indenizações que acontecia nos EUA, ou seja, tudo era motivo para processar. Tinha-se um mercado lotado de adovogados querendo ganhar às custas de outras pessoas, que provavelmente não ganhariam nada, pois ao mesmo tempo que temos um comportamento anti ético por parte do advogado no filme de ir atrás das pessoas com intuito apenas de ganhar os 1/3, de outro lado tem-sepessoas que as vezes nem sabem dos seus direitos, e que portanto, não o exerceriam.

Nesse contexto, Rudy, o advogado recém aprovado na prova da ordem, se junta a um sócio que ainda não era registrado, mas que tinha alguma experiência no ramo advocatício, e os dois decidem abrir um escritório juntos. Rudy então começa a advogar para a família “Black”, em um caso de um jovem rapaz, seguradode uma famosa e bem sucedida seguradora, que sendo acometido por câncer, tem seu pedido de indenização para financiamento de um transplante de medula óssea negado oito vezes pelo setor de indenizações da seguradora. Pleiteiam portanto pelo valor de 10 milhões de dólares a título de indenização pelos danos morais e materiais sofridos pelo segurado, que no inicio do processo ainda era vivo.Rudy depara-se com um grupo de advogados renomados e experiêntes representando a ré, e estes fazem de tudo para intimidá-lo e prejudicá-lo ao longo do processo, porém ele age com coragem, e não se deixa levar pelas aparências e tentativas de derrubá-lo vindas do grupo, pelo contrário, isso só faz com que ele queira ser melhor que eles.

De um lado tem-se advogados que estão dispostos atudo para ganhar a causa, escodem provas, protestam nos julgamentos sobre erros processuais cometidos por Rudy, que muitas vezes por sua falta de experiência falhou, perdendo a chance de apresentar provas importantes por não tê-las listado anteriormente, ou seja, há a observância do princípio do devido processo legal, de forma que o julgamento não tende a ser uma surpresa para ambas as partes, poiselas estão cientes das provas que serão produzidas e testemunhas que serão ouvidas. Como no sistema jurídico brasileiro, uma falha pode levá-lo a perder a causa, mesmo que se tenha o direito, por isso é tão importante saber qual o pedido a ser feito, observar prazos e procedimentos adequados para se alcançar seu objetivo na solução do conflito.

Frente a toda a situação, sinceramente nãosei se seria tão corajosa quanto o personagem foi, de encarar a todos, vencer seus medos e acreditar naquilo que estava fazendo. Admiro a audácia, que é um requisito importantíssimo para obter sucesso nesse ramo, porém, como o próprio personagem diz no filme, existem vários tipos de advogados, e eu acredito que não teria a mesma reação que ele. Rudy foi movido por um enorme sentimento de compaixãopela família do seu cliente, o qual já estava morto, e isso o fez querer ganhar aquela causa mais que qualquer outra. Ele não queria apenas o pagamento, mas realmente a justiça. Penso então até onde vai a relação advogado-cliente? O que é certo e errado nessa relação? Não há resposta. É fato que o advogado, assim como todo profissional do direito deve procurar se manter emocionalmente o mais...
tracking img