Resumo O Caso Dos Exploradores da Caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


















O Caso Dos Exploradores Da Caverna



























Resumo do Livro.

Um grupo de jovem exploradores de cavernas inexperientes vão a uma Cidade fictícia em uma data fictícia para explorar as cavernas ao redor da cidade.
Quando adentram uma delas acabam ficando presos na parte interna por culpa de um desmoronamentoexterno que fecha a única saída da caverna. Os quatro amigos ficam presos ali dentro e conseguiram comunicação com o exterior apenas no vigésimo dia.
Os mantimentos eram escassos e no décimo dia já se havia acabado tudo. Vale ressaltar que no interior da caverna não existiam nenhum tipo de plantas ou animais. Eles estavam sem nada para se alimentar.
Com comunicação estabelecida começam-se asperguntas dos presos. A primeira foi, obviamente, quanto tempo eles ainda ficariam ali condenados. A resposta, imediata, de um dos engenheiros foi de dez dias mesmo se não houvesse outro deslizamento. Silêncio no aparelho. Após um tempo perguntou-se se eles conseguiriam sobreviver mesmo sem nenhum alimento. Os médicos, que ali estavam, explicitaram que não.
Após oito horas de discussão, Whetmoreperguntou sobre a possibilidade de sobrevivência se três deles se alimentassem da carne de um só. Os médicos responderam que sim, seria possível a sobrevivência. Quando Whetmore interrogou sobre como deveria ter sido feito o sorteio para se alimentarem os Médicos, Engenheiros, Padres e Juízes locais se calaram e nada disseram.
Os Réus disseram que Whetmore tinha dados e que havia proposto jogá-lospara que se decidisse quem seria morto para alimentar aos outros. Os mesmos culpados de homicídio disseram que quando começou o lançamentos Whetmore se distanciou e disse que não queria mais participar daquilo. Os outros três não aceitaram a desculpa do colega e um deles jogou os dados para Roger Whetmore.
Quando, finalmente, a saída foi liberada encontraram-se apenas três pessoas e o cadáverde Roger Whetmore. O grupo foi liberado apenas no trigésimo segundo dia e Roger fora morto no vigésimo terceiro.
Foram indiciados pelo assassinato de Roger Whetmore e os três Réus estavam em julgamento. No final foi decidido que eles eram Culpados pela morte de Roger Whetmore e que deveriam sofrer consequências da Lei. Os três Réus foram enforcados até a morte em uma decisão dividida dos Juízes.Resumo dos Votos.

Foster, J. (Ministro): O Ministro Foster se explicita como um Juíz elástico e que acredita na Lei Natural. Deixa claro seu Jusnaturalismo quando prega que os Réus não deveriam ser condenados por uma ação de sobrevivência. Ele absolve os três e pode-se perceber, em grande quantidade, linhas de raciocínios parecidas com a de Hobbes, principalmentequando deixa claro que teria havido a Lute de Todos contra Todos.
Foster deixa claro que enxerga que se culparem os Réus eles estariam quebrando Leis Naturais do Direito da cidade e condenar os três era o mesmo que levar o tribunal ao senso comum. O ministro ainda prega que o grupo não estava mais vivendo em Sociedade, mas na verdade, em um estado natural e a partir daquele instante as Leis locaisnão poderiam se valer como reais, sabendo que a situação em que se encontravam não era comum ou real na Sociedade a qual as Leis se aplicavam.
Para finalizar o próprio juiz demonstra casos em que houveram alteração da Lei para um julgamento mais justo.

Tatting, J. (Ministro): Logo de cara se deixa explicito a opinião de Tatting. O ministro se mostra contra a opinião de seu colega do júri e sedemonstra completamente racionalista, separando as emoções fulas de seu voto. Deixa-se claro uma visão positivista e completamente ligada as Leis.
Seu voto ignora o Estado de Natureza e reforça o fato de que quando se tem propósito de matar, como foi o caso dos réus que assassinaram Roger Whetmore para se alimentar, deve haver condenação. Lembra do caso onde um homem, na própria cidade de...
tracking img