Resumo e resenha do livro o código da inteligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE- UNIPLAC

MAEVE MACHADO

GOVERNO DOS HOMENS OU GOVERNO DAS LEIS

CIENCIAS POLITICAS

Lages
07/ 2012

REFÊRENCIA BIBLIOGRÁFICA

CURY, Augusto. O código da inteligência . A formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional . Rio de janeiro: Thomas Nelson / Ediouro, 2008.192p.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Augusto JorgeCury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro. Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos.Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À suaatividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.

RESUMO

Conforme o livro do autor Cury O código da inteligência vem nos ajudar a viver, a decifrar os códigos para conquistarmos sucesso . Hoje o treinamento permeia todos os setores da sociedade mas foi esquecido de aplicar o treinamento para decifrar e aplicar oscódigos da inteligência que impede nosso desenvolvimento, superação e potenciais .
Como descreve o autor a nossa memória é seletiva , que abre e fecha dependendo da emoção ele explica que nossa memória é objetiva , pois a maioria de nós utilizamos excessivamente a memória, por isso pensa excessivamente e acaba se desgastando gerando a síndrome do pensamento acelerado que é titulo de um outro livrodele muito produto como tantos outros dele .
Através do estresse intenso a memória pode ser ainda mais bloqueada fazendo que o código da intuição criativa o instinto prevaleça sobre a capacidade de pensar como explica oautor Cury nos momentos mais precisos, que nos fazem subutilizar a memória que está subutilizado em todo e qualquer ser humano que são os códigos da inteligência .
Ainteligência multifocal como o autor define inteligência o homo sapiens, um ser além dos limites da lógica , pensava-se antigamente que somente quem teve uma infância problemática com traumas e frustrações adoeceria , mas é um engano, pois mesmo os que gozaram de uma infância feliz podem ter uma vida psíquica miserável poderão ser vitimas dos estresses existenciais . Como o autor refere que temos plenodomínio de computadores, carros exemplificando mas não temos domínio da mente humana. Afirma o autor sem decifrarmos os códigos da inteligência , não teremos musculatura emocional para irrigar o desenvolvimento da serenidade , do altruísmo , da coerência , da ousadia e da criatividade , pois os que expandem sua saúde psíquica, refinam seu prazer de viver . Salientando que os nossos maiores inimigosestão na nossa mente.
Muitos usam protetor solar e óculos escuros para se proteger dos raios ultravioletas mas não usam protetores para filtrar o lixo psíquico pois existe erros educacional . O autor relata em que universidade ensina a pensar antes de reagir ? Pois aprende-se a cuidar dos outros mas não aprende-se a cuidar de si mesmos.
A mente pensa tolices , a emoção dá crédito a elas e o Euingenuo que não sabe descaracterizá-las e filtrá-las, paga a conta . A vida tão bela e singela torna-se , assim , uma fonte de ansiedade. Exigir que os outros pensem e sintam como nós e uma exigência insana e inumana . A tarefa de explorar e investir na saúde psíquica é exclusivamente nossa ninguém pode fazer por nós , outras pessoas podem ser facilitadores do processo como esse livro .Sendo que o autor convicto de que realmente existem no psiquismo humano ferramentas ou códigos intelectuais que transcendem a cultura, religião, povo, sexo . Descobri-las e utilizá-las ,metologicamente ou intuitivamente pode determinar onde uma pessoa vai chegar em suas atividades sociais , profissionais e efetivas. O autor descreve para que que possamos procurar a racionalidade , a coerência e a...
tracking img