Resumo e análise crítica do artigo "algumas reflexões sobre ética nas organizações" de maria virgínia llatas e walteri josé da silva júnior

1684 palavras 7 páginas
1. Definições

Do ponto de vista etimológico das palavras "ética" e "moral", ambas possuem mesmo significado: costume, modo de agir. Porém, origens distintas: a primeira vem do grego ethos e a segunda do latim mores. Enquanto que a moral estuda o conjunto de regras e normas impostas à sociedade, a ética procura entender o comportamento humano e seus valores em sociedade. Nesse sentido, é possível afirmar que a ética "constitui o alicerce do tipo de pessoa que se pode ser e do tipo de organização que se pode representar" e está intimamente relacionada com a natureza das empresas e corporações, visto que ela se compromete com alguns valores como respeito, confiabilidade e segurança. Já a moral, valores expressos por uma cultura, varia historicamente. Isto é, cada sociedade constrói suas normas a partir de costumes e formação econômica e social. Relacionando esses dois conceitos, tem-se que as práticas empresariais éticas necessitam de uma cultura ética, sustentada por costumes e práticas consideradas boas pelas empresas. Segundo Rosini (2003:147) "nas atuais economias nacionais e globais, as práticas empresariais dos administradores afetam a imagem da empresa para qual trabalham", portanto, é imprescindível à empresa a manutenção de uma sólida reputação do comportamento ético.

Análise crítica

A ética e a moral por possuírem significados parecidos é comum a sociedade tratar como a mesma coisa. Porém, elas possuem características essenciais que não podem ser confundidas. Enquanto que a ética estuda os valores e princípios do homem que explicam as três questões da vida: o querer, o dever e o poder, a moral relaciona-se com o conjunto de regras e normas que regulam o comportamento humano. As empresas devem cumprir os deveres morais e também optar por decisões éticas para serem “bem vistas” pela sociedade. O administrador deve tomar as decisões certas dentro de sua empresa pois reflete diretamente na imagem para a sociedade.

2. Ética:

Relacionados