RESUMO E ANALISE CRITICA DO LIVRO INSPIRA O E CANONICIDADE LAIRDS HARRIS

984 palavras 4 páginas
RESUMO EM TÓPICOS E ANÁLISE
LIVRO: INSPIRAÇÃO E CANONICIDADE
Lairds Harris
Ao iniciar esta análise critica da obra em referência, julgo importante salientar a afirmação do autor com relação a falta de atenção quanto as questões de canonicidade das Escrituras Sagradas, destacando como por exemplo o livro de Otto Kaiser – Introduction to the Old Testament, que dedica cerca de 2% das 413 páginas para tratar de uma assunto tão relevante. Cita também, Roberto Vasholz, que traz somente considerações sobre o conceito de autoridade canônica. O autor aborda ainda nesta introdução a analise de F.F.Bruce que conclui que os primeiros cristãos não tinham o conceito de canonicidade, afirmando que os Apóstolos tinham consciência de que estavam escrevendo sob inspiração e que o cânon do Novo Testamento foi estabelecido pelo consentimento geral da igreja.

Dito isto, a questão da canonicidade foi trazida a tona por causa da Teologia Existencial. Antes, o velho Modernismo tinha reduzido a Bíblia a proporções humanas, ou seja, escritos de aspirações religiosa da antiga Palestina e nada menos, nada mais do que qualquer outra literatura. Mas a Teologia Existencial, enfatiza a revelação, por isto a inspiração e canonicidade eclodem como pontos a serem discutidos. Outra razão para a analise da questão da canonicidade é a critica canônica Brevard S. Childs, contra os documentos JEDP.
Tanto a visão protestante como a visão católica-romana é que a inspiração determina a canonicidade e que se o livro está no cânon porque ele foi reconhecido como verbalmente inspirado. Entretanto, alguns presumem que a formação do cânon foi um desenvolvimento, ou seja, os livros não foram escritos como tendo autoridade, nem recebidos assim pelos contemporâneos dos autores como livros divinos, mas foi um processo do decorrer do tempo. E neste contexto eclode uma questão: foi a coleção que cresceu por meio de novos acréscimos ou a idéia de canonicidade cresceu por meio da veneração ocasionada pelo tempo?

Relacionados

  • Religião
    159585 palavras | 639 páginas