Resumo C Lia Rela Es Etinicos

756 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Douglas Cardoso – RA: T13323-8

RESUMO DO LIVRO:
Racismo no Brasil

SÃO PAULO
2015

Douglas Cardoso – RA: T13323-8

RESUMO DO LIVRO:
Racismo no Brasil

Resumo apresentado à Universidade Paulista – UNIP, como requisito para acréscimo de nota na disciplina: Relações Étnico-raciais no Brasil.

Orientador: Profª. Célia Bispo

SÃO PAULO
2015

RACISMO NO BRASIL
Este trabalho trata-se de um resumo, do livro escrito por Lilia Moritz Schwarcz, professora livre-docente no departamento de antropologia da USP e autora de O espetáculo das raças, As barbas do Imperador, entre outros livros.
A obra inicia com um trecho do livro de Mário de Andrade, Macunaíma, sobre a fábula das três raças, uma versão que nos lembra uma estrutura maior, que vem sendo repensada pela nação a partir da raça, ou seja muitas vezes nomeada em função da cor da pele.
A intuito da obra é mostrar como se deu a trajetória do conceito “raça” na história do Brasil, mas sem deixar de pensar o momento presente e as dificuldades atuais. Para facilitar o entendimento do leitor a obra é dividida em capítulos, no primeiro “Raça como Negociação”, a autora aborda os diferentes caminhos que este termo percorreu entre nós mesmos, desde o século XVI até aproximadamente os anos de 1930 e por seguinte até o contexto atual, onde se ganhou inúmeras visões diferentes, ou seja, variam entre as mais românticas e as teorias detratoras.
No capitulo dois, “Falando de história: Ser peça, ser coisa”, parte para a análise do impacto que teve a escravidão brasileira em toda a estrutura de local e de perfil, ou seja, basicamente esclarecer sobre o movimento abolicionista brasileiro, não se limitando apenas ao problema como passado. Pois a miscigenação neste país, tende a variar de forma comparativa, ou seja, quanto mais branco, melhor; quanto mais claro superior. A maneira atual e peculiar que a questão racial assume no presente será o tema de dois outros capítulos que

Relacionados