Resumo: a universidade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Universidade no Brasil
Ana Waleska P. C. Mendonça.

O texto escrito por Ana Waleska P. C. Mendonça é um recorte que traça uma visão panorâmica da constituição histórica do Ensino Superior no Brasil. A universidade é o elemento central do ensino superior. O período de 1920 a 1968 merece destaque por caracterizar o período mais critico pelo qual esta instituição passou.

A universidade: umainstituição tardia no Brasil

O período colonial é marcado pela inexistência das universidades no Brasil, Portugal limitava o Brasil as universidades de Coimbra e Évora estreitando ainda mais o laço de dependência.
Muitos autores apontam para o fato de que as universidades seriam a forma ideal de organização do ensino superior. Dessa forma os colégios jesuítas e os seminários seriaminsuficientes e não se caracterizariam como uma instituição universitária, deixando então uma lacuna/carência ser preenchida.
A colônia tinha enorme interesse em manter a colônia dependente das universidades da Metrópole: Coimbra e Évora, dessa forma impediam qualquer tipo de movimentação no sentido de instalar uma universidade no Brasil.
Podemos citar diversas medidas que embargavam a instalação dasuniversidades como, por exemplo, a rejeição da Corte em relação a um pedido da Câmara de Sabará de criar aulas de cirurgia na colônia. As medidas que rejeitavam qualquer tipo de autonomia das colônias no ensino superior tinham diversas razões, uma delas era o de evitar o relaxamento da dependência, que supre o interesse primeiramente dos jesuítas e depois é utilizado como meio de difusão do pombalismoe do espírito nacionalista de quem detinha o controle da Universidade de Coimbra.
As instituições criadas por D. João VI sempre resultavam de uma necessidade urgente de técnicos. Os juristas que atuavam no Brasil eram formados pela corte e o número já era suficiente para atender a demanda da colônia.
O Brasil se tornou extremamente dependente da Universidade de Coimbra, lá se formaram mais de2.500 jovens nascidos no Brasil. Um ponto interessante é que a colônia afirma que não se podem distinguir os brasileiros dos portugueses, pois um brasileiro na Universidade de Coimbra era um português nascido no Brasil.
O enorme vínculo com a Universidade de Coimbra levou Azevedo afirmar que foi principalmente por tal universidade que a Reforma Pombalina atingiu o Brasil.
No Brasil aconstituição das instituições universitárias se deu de forma isolada. A família real aportou na Bahia em 1808, neste momento os comerciantes do local solicitam a fundação de uma universidade literária. Esta solicitação foi negada e o Príncipe decide criar um Curso de Cirurgia, Anatomia e Obstetrícia, atendendo ao pedido de José Correa Picanço. As instituições criadas por D. João VI estavam diretamenteligadas com a preocupação defender militarmente a colônia e em propiciar o bem estar da família real.
Em 1808 no Rio de Janeiro cria-se a Academia da Marinha e em 1810 cria-se a Academia Real Militar, ainda em 1808 criam-se cursos de anatomia e cirurgia para os militares que atuaram significamente no Hospital Militar. Em 1809 acrescentou-se o curso de Medicina e em 1813 constitui-se a Academia deMedicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Criaram-se alguns cursos avulsos, em Pernambuco, em 1809 (matemática superior), em Vila Rica, em 1817 (desenho e história).
As instituições universitárias foram criadas e mantidas pela Corte portuguesa. Depois de muitas modificações os cursos criados por D. João VI deram origem as escola e faculdade profissionalizantes que acabam por constituir as instituiçõesde ensino superior até a República. Os cursos jurídicos iriam se localizar onde aconteceram os movimentos pela independência segundo o critério nacionalista.
O governo imperialista não teve muitas iniciativas no ensino superior. Cabe destacar que no final do segundo Império, em 1875, acontece a constituição da Escola Politécnica – da Escola de Minas em Ouro Preto - que acaba sofrendo forte...
tracking img