A Síndrome da rainha vermelha



Capítulo I – Para uma crítica ao modelo reativo de policiamento

O autor questiona o modelo reativo de polícia, mostram os pontos frágeis doatendimento à ocorrência após o crime efetivado (se tiver condições da vítima ou testemunha avisarem), os policiais que podem complicar um atendimento ao pensar que o certo é ser duro, repressivo, quandopoderiam amenizar o problema usando um bom diálogo e o bom senso, e põe em duvida o trabalho preventivo/ostensivo, que ao aumentar o número de policiais em lugares aleatórios, apenas fazem com que oscriminosos mudem suas ações para outro local.
O autor conta a história do surgimento das polícias, onde nasce a arbitrariedade e a violência, as fontes dos policiais corruptos e algunsmotivos que os levariam a se corromperem, lembrando, no entanto que não são todos e que estes atos mancham a imagem da instituição, assim como o preconceito dos policiais e formas de agir, geram o“medo de polícia” e em algumas classes sociais que se sentem vítimas destas atitudes.
São citadas várias pesquisas sobre a criminalidade que trazem informações importantes como o grandenúmero de delitos que não são comunicados à polícia e apontam as causas possíveis destes atos da população; a pequena proporção de casos atendidos com a iniciativa dos policiais em patrulhamento; e oaumento do índice de criminalidade durante a ausência da polícia, como ocorreu em Belo Horizonte, no período da greve em 1997.
É feita uma analogia ao conto infantil “Alice no país dasmaravilhas” onde ela correu junto à rainha que grita que corra mais rápido, mas depois que ela se cansa vê que permanece no mesmo lugar. Ao questionar a rainha ela diz que precisam correr não para ir maislonge, correm para não ficar para trás. Identifica-se a “Síndrome da rainha vermelha” no meio da segurança pública, onde agem com métodos ineficazes como compras de viaturas e sua má utilização e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Resumo - a síndrome da rainha vermelha. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-a-S%C3%ADndrome-Da-Rainha/317840.html

MLA

"Resumo - a síndrome da rainha vermelha" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-a-S%C3%ADndrome-Da-Rainha/317840.html>.

MLA 7

"Resumo - a síndrome da rainha vermelha." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-a-S%C3%ADndrome-Da-Rainha/317840.html>.

CHICAGO

"Resumo - a síndrome da rainha vermelha." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-a-S%C3%ADndrome-Da-Rainha/317840.html.