Resumo: a origem da psicologia científica

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

MURILO REIS SILVA

Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia – A origem da psicologia cientifica.

ITABUNA
2011.2
MURILO REIS SILVA

Psicologia:uma introdução ao estudo de psicologia – A origem da psicologia cientifica.

Trabalho apresentado à disciplina
de Psicologia do curso de Administração, período 2011.2, da Faculdade de Tecnologia eCiências – FTC.

Prof.ª Suely de Souza Ribeiro

ITABUNA
2011.2

Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. | Origem da Psicologia Cientifica. |
BOCK, Ana Mercês Bahia, ODAIR,Furtado, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. Reform. E ampl.. São Paulo: Saraiva 2002. |

Origem da Psicologia Científica

Surgindo em meio àdissolução da ordem feudal no século 19. O capitalismo altera o antigo modo de organização social enfraquecendo as relações servo-contratuais e a visão de universo estático e de imobilidade socialdifundidas pela suserania e pelo clero.
“O capitalismo pôs esse mundo em movimento”, por essa afirmação entende-se que, tal sistema econômico mudou teorias e dogmas, criou classes sociais e modificou ocomportamento dos homens, que agora passam a ser consumidores ativos.
O capitalismo trouxe a ciência, consolidou-a.
Em um despertar para luz da racionalidade e da validade científica, estudiososposicionam-se a favor do aprofundamento do estudo científico. Faz-se necessário então aprofundar-se sobre, a máquina pensante que dá origem a máquina objeto, o cerne do conhecimento humano, o cérebro.
APsicologia tem seu esboço inicial. Ramos de ciências fundamentadas como a Fisiologia, Neurofisiologia e Neuroanatomia entram como base para o estudo dos processos mentais do ser humano, realizandoanalises de reflexos e sensações. Destaque para a Psicofísica que estuda estímulos físicos, sendo a primeira disciplina no campo da psicologia experimental.
Nesse contexto, estudiosos como Ernst...
tracking img