RESUMO A MESOAM RICA ANTES DE 1519

335 palavras 2 páginas
Léon-Portilla, Miguel. A Mesoamérica Antes de 1519
Observações tiradas do texto e de pesquisas. Páginas 25-61.
RESUMO_A MESOAMÉRICA ANTES DE 1519
-

Primeiros capítulos falam dos povos do México, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Equador, Peru e Bolívia.
Primeiro capítulo: em 1°lugar, delinear o desenvolvimento dos povos e altas culturas da mesoámerica antes dos mexicas (astecas); 2° principais características da organização política e socioeconômica e realizações intelectuais e artísticas durante o período de predominância dos mexicas (séculos XIV/XV); 3° a situação geral da Mesoámerica às vésperas da chegada dos europeus (1519).

27.
Os primeiros homens devem ter chegado na América nos anos 35.000 a.c., mas os fósseis mais antigos encontrados nessas regiões datam de 9.000 a.c.. Moravam grupos pequenos de caçadores. Por volta de 5.000 a.c. começou a agricultura e por volta de 2.300 a.c. a cerâmica. Em vários locqis do México e da América Central surgiram aldeias de agricultores e artesãos de cerâmica. Sempre à margem de rios, experimentaram muito cedo o aumento populacional. As aldeias chegavam a se diferir étnica e linguísticamente.
Havia uma aldeia, dos olmecas, "terra da borracha", que a partir de 1.300 a.c. começaram a se diferenciar. Foram feitas escavações em áreas olmecas como Tres Zapotes, La Venta, San Lorenzo que revelarem transformações culturais. Só tinham pedras disponíveis a 64km do local, mas foram desenterradas pedras de pelo menos 3m em La Venta.

28.
Desenvolveu-se uma espécie de proto-urbanismo. Os agricultores, a medida que a população crescia, abandonou o modo de subsistência. Suas realizações mudaram a organização religiosa, política e socioeconômica.
Foram os primeiros a exigir grandes construções, principalmente para fins religiosos. Grandes praças que indicavam que as cerimônias eram feitas ao ar livre.
Os olmecas adoravam o deus-jaguar omipresente, que mais tarde se revelou o deus sol da mesoámerica.

29.
Deve-se

Relacionados