Resumo "a imagem" de jacques aumont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo “A Imagem” de Jacques Aumont

A percepção visual é, de todos os modos de relação entre o homem e o mundo que o cerca, um dos mais bem conhecidos. Pode-se dizer que a visão resulta de trêsoperações distintas: operações ópticas, químicas e nervosas.
A percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos.Nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Essas regularidades referem-se a três características da luz: suaintensidade, seu comprimento de onda, sua distribuição no espaço.
A intensidade da luz: O olho reage aos fluxos luminosos. Com exceção dos objetos muito pouco luminosos que não são percebidos, e dosobjetos muito luminosos, que emitem energia luminosa tão intensa a ponto de provocarem queimaduras e de poderem destruir o sistema nervoso, é costume distinguir dois tipos de objetos luminosos,correspondentes a dois tipos de visão. Visão fotópica: corresponde a toda gama de objetos que consideramos como normalmente iluminados por uma luz diurna. Visão escotópica: é a visão noturna.
O comprimento deonda da luz: Provém de suas reações ao comprimento de onda das luzes emitidas ou refletidas por esses objetos: contrariamente à nossa impressão espontânea, a cor não está nos objetos, mas em nossapercepção. A luz que nos chega dos objetos é refletida por eles; a maioria das superfícies absorve determinados comprimentos de onda e reflete apenas os outros. A classificação empírica das cores faz-secom a combinação de três parâmetros: o comprimento de onda, a saturação e a luminosidade.
A distribuição espacial da luz: O olho está equipado para ver a luminosidade e a cor dos objetos; estátambém equipado para perceber os limites espaciais desses objetos, suas bordas. A noção de “borda visual” designa a fronteira entre duas superfícies de luminância diferente para um dado ponto de vista....
tracking img