Resumo a História das coisas- Annie Leonard

A História das coisas.
O vídeo feito por Annie Leonard, muito conhecida pelo seu ativismo e ousadia na defesa de uma sociedade mais sustentável e menos consumista, expõe cincos etapasaparentemente simples e em ótimo funcionamento da economia, apenas aparentemente, são elas a extração, produção, distribuição, consumo de diversas coisas e tratamento de todo o lixo. Entretanto estamosnos referindo a um sistema em crise, um sistema linear.
Em todas as etapas deste sistema, há uma intervenção na vida, em sociedades, culturas, economias e no ambiente, durante o processodessas etapas a vida vai batendo de frente com todos os limites.
Um ponto grandemente desvalorizado nesse processo são as pessoas e o meio ambiente, ambos só são úteis enquanto resulta algo, no casode pessoas, elas são o meio por onde todo o que foi degradado, extraído e destruído do meio ambiente, se apresentam como um produto novo que é empurrado para comprarem e financiarem o consumoinconsciente por pressão de fatores externos.
Mas, quem não participa de todo esse sistema, apenas não comprando tudo o que lhe apresentam, simplesmente não tem valor, também como em um lugaronde não há matéria prima para tais produções vem a ser um lugar inútil.
Depois de toda essa produção os produtos são distribuídos para os mercados, que vendem o mais rápido possível, para omaior funcionamento do processo, ficando assim os preços baixos, financiando a grande seta dourada, que ao longo do processo, já lucrou muito.

E 99% das coisas que consumimos, vira lixo em apenasseis meses, inacreditavelmente lamentável... Uma das iniciativas dos governos é a obsolecência planejada e perceptiva. A obsolescência planejada é outra forma de dizer, criado para jogar fora.A obsolecência perceptiva convence-nos a jogar fora o ainda é útil.
Uma boa iniciativa para mudar todo esse cenário, é apenas paramos para pensar, e pensarmos no que realmente temos que fazer.