Resumo: a escrita infantil, o caminho da construção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo.
O livro começa, tratando da indiferenciação à diferenciação do grafismo do desenho e da escrita infantil.
Raquel e Fabiano, personagens do livro um defensor do modo tradicional de ensino e o outro defensor das teorias de Piaget.
Embora cada um defenda um modo de ensino, esses dois personagens resolvem se encontrar com freqüência para juntos, trocarem informações e caminharem juntos nadireção de um conhecimento amplo sobre o desenvolvimento da escrita.
O desenvolvimento da escrita infantil no modo tradicional enfatiza que para a criança aprender a escrever sozinha é preciso que ela exercite as combinações silábicas na sequência imposta pelo professor, copiando e lendo várias vezes seguidas. Já do ponto de vista evolutivo apontam para o caminho da liberdade sobre o mododa criança desenhar, rabiscar e escrever; dessa maneira ela tem maior chance de aprender a ler e escrever e também dominar conceitualmente esse sistema da linguagem.
A criança tende a possuir uma natureza de curiosidade, pois desde cedo ela está atenta a tudo o que a rodeia. Ao entrar na escola, não é diferente e ainda aumentam as chances que elas se envolvam com a leitura e a escrita. Ela tem aoportunidade de observar o professor escrever seu nome no diário, na lousa ou ainda abrir o livro pra contar uma história.
Quanto às trocas linguisticas, elas são importantes, porque é através dela que o homem representa suas ideias. Essas conquistas sociais visam à comunicação de modo a compartilhar significados tornando-se essenciais para o desenvolvimento de ambos os sistemas.
Ao interagircom uma criança, muito pequena, a maioria dos adultos comporta-se como se compreendesse com clareza a importância das trocas lingüísticas. Pois, intuitivamente ela conversa com criança sobre um monte de coisas canta música e neste caso, o adulto age como um interlocutor, disposto a interpretar qualquer tentativa de comunicação vinda da criança. A criança percebendo que está sendo compreendida, elaevolui na sua aprendizagem
Sendo assim, na escola, se o professor se colocar como simples observador do que a criança produz graficamente, ela não vai descobrir sozinha muitos dos aspectos convencionais da língua escrita. Por outro lado, o professor não deve agir de forma radical, se utilizado de uma instrução programada porque pensa que só assim a criança aprenderá alguma coisa. Ele deve ficarno meio desses dois extremos, criando situações propicias para que a criança aprenda de uma maneira estimulativa e com liberdade agindo como interlocutor. Além disso, compete a ele interpretar ou compreender o que a criança quis expressar graficamente, assim como acontece na língua oral.
Nas manifestações iniciais da escrita, as crianças apresentam traços serrilhados e quando possuem intenção dedesenhar as figuras são representadas por traços contínuos.
No modo tradicional, essas manifestações iniciais da escrita são ignoradas, pois, o professor não precisa agir como interlocutor, basta se orientar pelas técnicas de ensino e começar a ensinar letras separadas e depois juntando-as formando sílabas.
Para compreender como ocorre a passagem do nível de rabiscos para letras, o professordeve avaliar as produções das crianças com outro olhar. Quando os rabiscos começam a ser nomeado pelas crianças, a capacidade representativa se manifesta em duas direções interligadas: A linguagem oral e os rabiscos. Os rabiscos evoluem e se diferenciam em desenho e escrita.
Se o professor estiver atento a essas evoluções e mudanças, ele poderá criar condições para que a criança interaja com omaterial gráfico, trazendo livros, revistas e jornais, além de propor a escrita em diferentes ocasiões.

O progresso evolutivo do grafismo.
Ao localizar a escrita do ponto de vista de aquisição, é preciso estar atento para a ordem de sucessão das aquisições. Por isso, torna-se essencial questionar alguns critérios para entendermos a progressão regular. Esses critérios são:
Desenvolvimento – O...
tracking img