Resumo: "a escola da vida"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Escola da vida” de Willian Dear mostra a história de um jovem professor que veio substituir um “velho” professor de história que veio a falecer, na qual era admiradopor todos e que por 43 anos teria ganho o prêmio de melhor professor daquela instituição escolar. Sendo ele um jovem extrovertido e muito dinâmico despertou certa preocupaçãono professor de biologia que por sua vez era filho do professor Normam e candidato ao prêmio de melhor professor do ano.
O professor substituto adotara uma metodologia em que oaluno deixa de ser um mero receptor e passa a ser um aluno crítico e autônomo. Permitindo assim que os mesmos tenham direito de discutir e questionar as informações que lhesão apresentadas.
A concepção historiográfica trabalhada pelo professor D’ Ângelo é a concepção dos Annales onde o jovem professor busca elementos em diversas fontes e situaçõespara ensinar história. Um professor idealista que vai além dos conteúdos, e com isso conquista alunos e colegas de trabalho, assustando aqueles conservadores que fazem dosalunos meros receptores, suas aulas são dinâmicas fazendo com que os seus alunos participam e aprendam.
Os dois professores trabalhavam com métodos pedagógicos completamenteantagônicos, o Sr. “D” utilizava a tendência liberal renovadora e o Sr. Matt Normam a tendência liberal tradicional. Diante do sucesso conquistado pelo senhor “D” e o fracasso doprofessor Matt com sua forma de ensino, houve uma grande mudança na prática educativa dos professores.
A conduta do senhor “D” fez com que o professor de biologia que até entãoutilizava o sistema pedagógico tradicional mudasse o seu procedimento passando a adotar a mesma metodologia e concepção historiográfica que o professor D’ Ângelo utilizava.
tracking img