Resumo a cidade e as serras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cidade e as serras


Jacinto Fernandes, o protagonista, é filho e neto de portugueses, mas nasceu em Paris e jamais conheceu Portugal. De lá, recebe um bom dinheiro todo mês e apenas ouviu falarda sua quinta, em Tormes, nas serras portuguesas. Sofisticado, vive nos Campos Elíseos e justifica seu interesse por livros, tecnologia e ciência porque habita Paris, o umbigo do mundo.
Conhece onarrador quando estudava e se tornam grandes amigos. José Fernandes, a pedido de um tio, retorna à serra de Guiães, ausentando-se por sete anos. Ao retornar, encontra um Jacinto enfastiado, que não secansa de repetir que a vida é uma maçada, uma seca e mostra-se cansado e sem objetivos.
Em Tormes, a capela que guardava os ossos da família cai durante uma tempestade e precisa ser reconstruída;Jacinto promete a seu procurador que irá à inauguração. E assim o faz, mas fora de época, antecipadamente. Antes de partir,envia para lá os móveis, roupas e objetos de luxo, além de comida enlatada, masesses, por um mal entendido, se desviam para a Espanha.
Ao chegar a Portugal, junto com José Fernandes,depois de uma viagem desastrada, encontra a quinta em péssimo estado de conservação e as obrasmal iniciadas.
Come o alimento da terra, descansa enquanto o narrador vai a Guiães, certo de que Jacinto partirá no dia seguinte, de volta a Paris. Mas não acontece.
O vazio interior do parisiense,em contato com a terra, o céu e a alegria de viver, se esvai e ele permanece em Portugal para sempre, recobrado de sua melancolia, distante da tecnologia que cultuava, recobrando as cores e a vontadede estar no mundo.
Encontra-se com a prima de José Fernandes, Joaninha. A mesma de quem vira um dia uma fotografia e a quem achara uma “lavradeirona” .
Joaninha é uma espécie de Pandora, a Naturezasaudável, magnífica, enraizada ao que é o campo; ela simboliza a própria ressurreição , a prodigalidade, o encanto.
Jacinto nunca mais retorna a Paris, Joaninha lhe dá filhos e um Jacinto vigoroso,...
tracking img