Resumo vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e devendar o mundo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dentre as idéias de Vygotsky, apresentado neste resumo do texto de João Carlos Martins está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Destacando a função social da escola, e do professor noensino aprendizagem e desenvolvimento do aluno criando condiçoes para que os alunos se tornem cidadãos que pensem e atuem por si.
Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação,contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
É preciso considerar que função social da escola abrange muito mais que uma lição dada. Cabe a escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes dos seus direitos e deveres. Não somente atender as necessidades curriculares do sistema de ensino tem como função além de garantir à aprendizagem de conhecimentos,habilidades e valores necessários a socialização.
Vygostky,ao destacar a importância das interações sociais, traz a idéia mediação e da internalização com aspectos fundamentais para a aprendizagem, defendendo que a construção do conhecimento ocorre a partir de um intenso processo de interação entre as pessoas.
O professor como mediador deste processo de ensino aprendizagem deveconter –se de materiais que envolva os alunos a perceberem a dimensão da disciplina aplicada envolvendo- os em todo processo cultural onde leva os alunos a uma interação social visando assim uma localização no meio social; todo esse processo envolve um problema central: a globalização , o avanço da tecnologia não tem contrapartida na vida cotidiana dos professores e alunos envolvidos na realidadeda Escola, tal descompasso nos faz defrontar com estatisticas de reprovação, volta a preocupação sobre o papel da escola e o que ela tem feito com seus alunos sobre como trabalhar com esta realidade e como conseguir resultados satisfatorios.
Das tendencias atuais, as praticas sociointeracionista exerce maior reflexão a psicologia sócio-historica- Na teoria sociointeracionista de Vygotskytoma por base o desenvolvimento do individuo baseada na ideia de um organismo vivo,para Vygotsky o individou possui uma natureza biológica e social. Sendo membro de uma especie biológica(humana), só se constitui enquanto homem, a partir da sua relação como outro social, desenvolvendo-se no interior de um grupo cultural. Este processo historico dá-se ao longo do desenvolvimento da espécie, dasociedade e do individuo, aonde a cultura vai sendo internalizada tornando-se parte da natureza humana e moldando seu funcionamento psicologico.
Um conceito central para compreender o fundamento sócio-histórico é o conceito de mediação . os elementos mediadores introduzem um elo a mais nas relações organismo /meio. A mediação segundo Vygostky consiste no processo de intervenção de um elementointermediário numa relação entre o individuo e o mundo;É para se comunicar que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem, seu desenvolvimento e suas relações com o pensamento, ocupam um lugar central na obra de Vygostky .Os signo são instrumentos psicologicos, orientados para o proprio sujeito, para dentro do individuo, dirigindo-se ao controle das ações psicologicas do mesmo.Para que acomunicação entre os individuos seja possivel acontecer, de uma forma mais sofisticada é necessário que sejam utilizados signos compreensíveis por outras pessoas, que traduzam idéias, sentimentos, vontades e pensamentos, de forma precisa.Desta forma, os sujeitos mais experientes, ao interagir com as crianças, estimulam-nas não só na apropriação da linguagem, como também na sua expansão.O processo de...
tracking img