Resumo - vozes de uma gente invisível

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vozes de uma gente invisível: o jornal Boca de Rua como um espaço de mediação. Samuel Thomas Jaenisch
FLEISCHER, S., SCHUCH, P., FONSECA, C. (Org) Antropólogos em ação. Experimentos de pesquisa emdireitos humanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.


No final dos anos 90, mais precisamente no ano de 1998, três jornalistas se reuniram para criar uma Organização Não-Governamental com oobjetivo de desenvolver projetos voltados para a área social. A intenção era de discutir como a grande imprensa trata seus leitores e apresenta suas matérias; formar leitores críticos e contribuir para ademocratização da informação no país.
Um dos projetos apresentados é o Boca de Rua, que propõe relativizar determinadas lógicas organizacionais. O Boca de Rua democratiza a comunicação, o intuito éque a comunicação seja vital, um direito das pessoas e que ela represente as pessoas
A impressa hoje não se preocupa em retratar todas as camadas da sociedade, os jornais de hoje privilegiam aexceção. Não encontramos nos jornal o retrato da real sociedade, porque a história não conta a vida dos indivíduos comuns.
A proposta é mostrar que a comunicação deve ser compreendida como a criação de umespaço que não apenas permita a manifestação pública das particularidades das diferentes expressões culturais, mas as registre, definindo seu lugar na história.
A intenção é dar voz a uma parte dapopulação não atingida pela mídia, apresentando uma resposta crítica as propostas editoriais dos veículos midiáticos centrais. Criar um meio dos ‘invisíveis’ se comunicarem, criar um canal com eles, darvoz aos excluídos dos excluídos. É dada a oportunidade de contar a sua própria história.
Apesar de alguns dos colaboradores serem alfabetizados a escrita não faz parte da vida deles, a escrita éfuncional e não faz parte da expressão discursiva. O discurso oral foi reorganizado para a escrita com o cuidado de não descaracterizá-lo.
Dentro dos temas recorrentes está a violência, seja ela...
tracking img