Resumo vigiar e punir cap.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
CURSO DE DIREITO
BLOCO I



VIGIAR E PUNIR












TERESINA
2012

FOUCAULT, Michel. O corpo dos condenados. IN: .Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 39.ed. Petropólis : Vozes, 2011. Cap. I , p.9-33.


O CORPO DOS CONDENADOS
O capitulo do livro vigiar e punir “o corpodos condenados” do autor FOUCALT, relata em primeiro momento a historia de um homem chamado Damiens, que estava sendo acusado de parricídio . O acusado teve como punição de seus atos no dia 2 de marçode 1757 o esquartejamento em uma praça publica. Damiens teve seu corpo brutamente esquartejado e logo em seguida teve seu corpo desmembrado. Essas punições brutas serviam como alertas para todos oscidadãos. Onde todos eram brutalmente punidos em praça publica. Esse método desumano era utilizado pelo Estado, para que outros não realizem os mesmos atos.
Todos os cidadãos vendo aquela cena e oacusado continuava a ser torturado. Um Escrivão chegou até Damiens e o fez algumas perguntas, mas o que o acusado respondia era “é Damiens e o fez algumas perguntas, mas o que o acusado apenasconseguia pedir perdão ao Senhor, mas logo após, 4 cavalos desmembraram o seu corpo, levando-o a óbito.
Neste primeiro capitulo do livro, relata em detalhes como era a pena no século XVIII. O uso detorturas como penas para correção geral dos cidadãos servia de exemplo para todos. A utilização do corpo, o suplicio, era comum no século XVIII, onde os acusados tiveram seus corpos mutilados. As penasvariavam de acordo com o crime cometido, tendo eles vários níveis.
Após um longo período as punições brutais, os esquartejamentos, os espetáculos de mutilações, as fogueiras, o suplicio, o chamado códigojurídico da dor, passaram a ser vistos como “crime”, onde houve a entrada de punições mais brandas, aplicando uma sanção legal. Portanto, no primeiro capitulo se resume no significado e nos fatos,...
tracking img