Resumo viabilidade de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Viabilidade de Projetos
* Introdução: Projetos são temporários, ou seja, tem inicio e fim, sendo divididos em 5 fases que podem se sobrepor (Inicio, Planejamento, Execução, Monitoramento e Fim)
* Sucesso em Projeto: Pensar no presente e futuro com reflexão coletiva, visão sistêmica e poder decisório / Bom Projeto + Empreendedorismo
*Os fatores que levam a criação de projetos são busca por solução de problemas ou realização de sonhos.
* Sonho: Gera inovação e realiza transformações significativas com foco no futuro através da estratégia, oportunidade e visão sistêmica.
* Problema: São criados com base no passado/ presente para corrigir ou melhorar gerando mudança de processos com base em estudos comparativos.
*Visando a resolução de problemas. Empresas que se baseiam apenas nesse tipo de projeto geralmente não atingem a excelência ou liderança, pois o ideal é um porta-fólio com projetos de sonhos viáveis e problemas com rápido retorno.
* Projetos estratégicos agregam valor, assim as empresas que se baseiam apenas nesse tipo de projeto geralmente não atingem a excelência ou liderança, pois o ideal é umporta-fólio com projetos de sonhos viáveis e problemas com rápido retorno.

Na etapa de diagnóstico, são mapeados os possíveis riscos e problemas sob a estratégia de mercado e valor proposto, com o intuito de mensurar a viabilidade do projeto, através das seguintes técnicas:
* SWOT: Corrige erros passados através dos pontos fortes/fracos/fraquezas/ameaças
* Porter: Visão de liderança emcustos e 5 Forças
* Matriz BCG: Estrela / Vaca Leiteira / Cachorro / ?
* Analise do Ramo e Mapa estratégico
-------------------------------------------------
Finanças
* Introdução: A Viabilidade é mensurada pelas ópticas estratégicas e técnica e econômica em conjunto com a análise de mercado e gerencial.
* Técnica: Avaliar o conhecimento, solução, tecnologia e qualificaçãodisponíveis;
* Estratégica: Avaliar a adequação ao contexto social e mercadológico;
* Econômico: Avaliar os recursos para execução e operação e o retorno do investimento.
* O investimento é avaliado sobre dois aspectos:
* Custo x Benefício (qualitativo): Consiste em avaliar os benefícios intangíveis e geralmente aplicados a projetos que não visam fins financeiros.
* Investimento(quantitativo): Avaliação de projetos com foco em geração de receita sobre a óptica do retorno esperado com o investimento.

* Payback: Tempo de retorno do Investimento / VPL: Valor Presente Liquido (VPL>0: Viável) / TIR: Taxa Interna de Retorno (TIR>Tx Juros: Viável)
* Cenários: Provável: Fluxo de caixa esperado / Otimista: Receita ↑ e Custos ↓ / Pessimista: Receita ↓ e Custos ↑(Estouro do Orçamento)
-------------------------------------------------
Competências
* A criação do novo negócio depende de idéias, conceitos e plano de negócio, embasados pela pesquisa e avaliação do mercado. Com isso, é possível identificar oportunidades de criação de valor e conveniências e focar no aumento de receita e obtenção de mudanças duradouras.
* Gestores de projetos sãoclassificados quanto a Competência e Atributos. No entanto , para gerir projetos é necessário combinar competências como Sabedoria, Vivência, Sagacidade e Prática, com maior destaque para as duas primeiras.

* Geralmente um empreendedor de sucesso é um gerenciador de projetos e possui como características, Pró atividade, Foco em Resultados, Comprometimento e Inovação.
* Para empreendedores emambientes corporativos (Intraempreend.) existem algumas barreiras como a postura conservadora da corporação, intolerância e riscos e sistemas rígidos. Por outro lado, existem algumas vantagens como a possibilidade de realizar longos projetos, tradição e nome da empresa, rede de apoio e marketing.
-------------------------------------------------
Porta Fólios
* A subordinação de projetos...
tracking img