Resumo: uma vida privada francesa segundo o modelo americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
UMA VIDA PRIVADA FRANCESA SEGUNDO O MODELO AMERICANO
Texto 3 – BODY – GENDROT, Sofhie. “Uma vida francesa segundo o modelo americano”. In: VICENT, Gerard & PROST, Antoine. História da vidaprivada: da primeira guerra aos nossos dias. São Paulo: Companhia de Letras, 2009, pp. 488-535.

“Uma vida privada francesa segundo o modelo americano” é um texto de Body-Gendrot, o qual apresentaquestionamentos a cerca das possíveis influências do modelo americano na vida francesa, quais sejam econômicos, políticos, sociais e culturais, fazendo uma análise sobre convergências, paralelismos ougrande distância entre ambos os modelos.
Os autores iniciam o tópico Complexidade do Modelo e Unicidade do Mito perguntando se há uma provável influência do modelo de vida privada americana sobre avida dos franceses, dadas às manifestações exteriores (vestuários, alimentares, musicais, midiáticas e dominação econômica e cultural) apresentadas no cotidiano destes, ao que se pode chamar deamericanização da França. Entretanto, a resposta não é tão clara quando se refere ao objeto de reflexão dos autores, o plano de vida privada. Apresenta como argumento as relações com o tempo e o passado, umsistema de cultural complexo cujas normas e códigos que só podem ser apreendidos por meio de abordagem intercultural. Assim, não são suas vidas que obedecem às regras da realidade americana, e sim seuimaginário que é alimentado pelo mito americano.
Segundo os autores dizem que os franceses não podendo contestar a superioridade técnica e material americana, se vingam contestando o modo de vidaamericano. Segundo Max Lerner, os franceses têm “complexo de Atenas”, pois se identificam com os atenienses, comparando os americanos aos romanos, ou seja, “o vencido é superior ao vencedor, e ovencedor se nutre do espirito do vencido”, fazendo uma relação entre os americanos que possuem quantidade e os franceses, qualidade, entre um possuir o poderio e outro o refinamento, um possui a riqueza e...
tracking img