UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Andrey Ide RA: 4201512
DOCENTE: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre
DISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno)

Resumo: DUROSELLE, Jean-Baptiste. Introdução: Uma teoria baseada na história IN: Todo império perecerá: teoriadas relações internacionais. Brasília: Ed Universidade de Brasília, 2000. Páginas 17 – 40.
Diferentemente das ciências naturais o estudo das teorias das relações internacionais requer mais do que simples análises comprobatórias, leis, descrições, metodologias estatísticas e postulados. Como em todas as ciências sociais, o estudo das R.I requer a interpretação, a crítica, a compreensão de seucampo de estudo.
A história, como matéria dos estudos das relações internacionais em contraposição as ciências naturais – baseadas no estudo fenomenológico –, é feita por uma sequência de acontecimentos. A diferença básica é a datação dos acontecimentos. Como exemplo: a demolição de um muro é apenas um fenômeno, já a derrubada do Muro de Berlim em 9/11/1989 é um acontecimento.
O desenvolvimentoda ciência facilitou a percepção humana de sua história. A evolução tecnológica da rede mundial de computadores hoje proporciona grandes possibilidades de armazenamento do conhecimento, produção cultural e vídeos, fotos de acontecimentos mundialmente importantes. Da mesma forma que fornece novas ferramentas de pesquisa, de percepção do espaço terrestre, marítimo e aeroespacial. Tudo isso de formaprecisa. Essas facilidades habilitam um bom historiador de datar com eficiente a pura história, diferente de alguns que o fazem com subjetividade.
São por esses meios que a Antropologia e a História trabalham juntas no estudo das atividades humanas e de suas ações, que de imediato se transformaram em acontecimentos.
Existem escritores, como Johan Galtung, anuladores do fator histórico [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resumo uma teoria baseada na história. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html

MLA

"Resumo uma teoria baseada na história" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html>.

MLA 7

"Resumo uma teoria baseada na história." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html>.

CHICAGO

"Resumo uma teoria baseada na história." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html.