UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Andrey Ide RA: 4201512
DOCENTE: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre
DISCIPLINA:Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno)

Resumo: DUROSELLE, Jean-Baptiste. Introdução: Uma teoria baseada na história IN: Todo império perecerá: teoriadas relações internacionais. Brasília: Ed Universidade de Brasília, 2000. Páginas 17 – 40.
Diferentemente das ciências naturais o estudo das teorias das relações internacionais requer mais do quesimples análises comprobatórias, leis, descrições, metodologias estatísticas e postulados. Como em todas as ciências sociais, o estudo das R.I requer a interpretação, a crítica, a compreensão de seu campode estudo.
A história, como matéria dos estudos das relações internacionais em contraposição as ciências naturais – baseadas no estudo fenomenológico –, é feita por uma sequência de acontecimentos.A diferença básica é a datação dos acontecimentos. Como exemplo: a demolição de um muro é apenas um fenômeno, já a derrubada do Muro de Berlim em 9/11/1989 é um acontecimento.
O desenvolvimento daciência facilitou a percepção humana de sua história. A evolução tecnológica da rede mundial de computadores hoje proporciona grandes possibilidades de armazenamento do conhecimento, produção culturale vídeos, fotos de acontecimentos mundialmente importantes. Da mesma forma que fornece novas ferramentas de pesquisa, de percepção do espaço terrestre, marítimo e aeroespacial. Tudo isso de formaprecisa. Essas facilidades habilitam um bom historiador de datar com eficiente a pura história, diferente de alguns que o fazem com subjetividade.
São por esses meios que a Antropologia e a Históriatrabalham juntas no estudo das atividades humanas e de suas ações, que de imediato se transformaram em acontecimentos.
Existem escritores, como Johan Galtung, anuladores do fator histórico nas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resumo uma teoria baseada na história. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html

MLA

"Resumo uma teoria baseada na história" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html>.

MLA 7

"Resumo uma teoria baseada na história." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html>.

CHICAGO

"Resumo uma teoria baseada na história." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Uma-Teoria-Baseada-Na-Hist%C3%B3ria/527693.html.